dezembro 19, 2012

"Depoimento de catador de papelão gravado em BH já tem mais de 650 mil visualizações"

PICICA: "No vídeo, o trabalhador faz críticas à política higienista que estaria sendo adotada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a Copa do Mundo de 2014. Ele afirma que as autoridades querem tirar das ruas os catadores e até mesmo os pipoqueiros, em referência à alteração do Código de Posturas da cidade que colocou em risco uma das mais tradicionais profissões de rua do Brasil." 

Depoimento de catador de papelão gravado em BH já tem mais de 650 mil visualizações




Quando gravou o desabafo feito por um catador de materiais recicláveis no Centro de Belo Horizonte, o fotógrafo Rômulo Soares, de 22 anos, não esperava que a revolta do trabalhador teria a repercussão alcançada. O vídeo postado pelo jovem no YouTube na semana passada tem mais de 650 mil visualizações. As palavras críticas do homem, que se chamaria Felipe Moura, já foram até traduzidas para o inglês por pessoas que se sensibilizaram com o depoimento.

Rômulo estava em um ponto de ônibus na rua Guarani quando o catador chegou acompanhado de sua esposa. As palavras do homem, que pedia ajuda às pessoas que estavam no local, chamaram a atenção do fotógrafo.

“Todo mundo estava achando que ele era mais um pedinte, mas quando notaram o tanto que ele era esclarecido começaram a prestar a atenção. Ele contou histórias da vida dele, de uma forma que fez com que as pessoas parassem para ouvir”, conta o jovem.

Rômulo registrou o depoimento que chamou a<br />
atenção de várias pessoas que estavam<br />
em um ponto de ônibus no Centro de BH Rômulo registrou o depoimento que chamou a
atenção de várias pessoas que estavam
em um ponto de ônibus no Centro de BH

Após ouvir as críticas feitas às preparações para a Copa do Mundo de 2014, Rômulo decidiu pedir autorização para gravar o depoimento. O catador resumiu o que havia dito e, assim, suas palavras puderam repercutir em uma proporção inesperada.

“Ele falou muita coisa que é verdade, fatos que as pessoas torcem o nariz ao ver, mas que acontecem. Achei bacana gravar, tentar dar voz a uma pessoa que não é ouvida”, afirma Rômulo.

Antes de disponibilizar o vídeo no YouTube, o fotógrafo se encontrou novamente com o catador. Na ocasião, perguntou se realmente poderia colocar a gravação na internet, já que o trabalhador fez críticas pesadas à gestão do prefeito reeleito Marcio Lacerda (PSB).

“Ele disse que já era para eu ter postado. Tive receio de acabar expondo ele a uma situação que poderia gerar problemas, mas ele não se importou”, conta o autor da gravação.

Catador crítica suposta política higienista da Prefeitura de BH

No vídeo, o trabalhador faz críticas à política higienista que estaria sendo adotada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a Copa do Mundo de 2014. Ele afirma que as autoridades querem tirar das ruas os catadores e até mesmo os pipoqueiros, em referência à alteração do Código de Posturas da cidade que colocou em risco uma das mais tradicionais profissões de rua do Brasil.

Entidades que tratam dos Direitos Humanos em BH afirmam que moradores de rua denunciam ações truculentas da atual gestão na tentativa de retirá-los de algumas regiões da cidade. Em uma reportagem publicada em setembro pelo Portal Bhaz, vários representantes contaram que existem indícios de uma política de higienização na cidade.

“Existe sim um processo de limpeza forçada das ruas, de se resolver desse modo mais fácil, agindo com violência. Com a Copa do Mundo meu medo é de que isso se agrave”, opina Bruno Cardoso, que integra a Comissão Especial da População em Situação de Rua do CONEDH (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos).

Na época, a PBH negou que tenha a intenção de retirar das ruas pessoas que seguem as normas do Código de Posturas da cidade.

Foto: Reprodução/YouTube

Fonte: Belo Horizonte de A a Z

Nenhum comentário: