dezembro 10, 2012

"O homem é o “homem” do homem?" (Psicotramas)

PICICA: "Entonces, Freud se enganou, apostando em “Homo homini lupus” (o homem é o lobo do homem) porque, se Lorenz estiver correto, o homem é o “homem” dos homens!?"

O homem é o “homem” do homem?


Vi o vídeo aí em que a mocita, por sinal bem bonita, anda na savana y é ameaçada por guepardos. Ela num correu, pero seguiu, observando os animais bem nos olhos y fazendo gestos de enxotamento. Os felinos rosnavam, arreganhavam os dentes, faziam que iam avançar nela e, mes-mo assim, recuavam… Ela explica que uma aproximação entre humanos&guepardos é possível, desde que a pessoa não lhes dê as costas ou se deite como quem desmaia no chão. Me impressionou porque fui acostumado com gatos, felinos domésticos, e num confio neles porque já conheci vários gatos malucos&traiçoeiros. Me ocorreu que, talvez, animais na natureza sejam saudáveis e, portanto, não ajam como os gatos que convivem em casa com as pessoas… Quando fiz esta conjectura com 1 colega ele me contou que, lendo Konrard Lorenz, concluiu que, entre toooodos os tipos de animais, o + perigoso é o Homem.

Entonces, Freud se enganou, apostando em “Homo homini lupus” (o homem é o lobo do homem) porque, se Lorenz estiver correto, o homem é o “homem” dos homens!? Aí minha cuca deu uma cambalhota. Em vez de perguntar como surgem as doenças mentais, qual a disfunção da psiquê ou do espírito humano (a doença era chamada até Freud de Geisteskrankheit) quando estamos diante dum “louco”, devia interrogar: “o que faz com que a saúde mental exista??”

Beckett, e parecia piada, disparou: “We are all born mad. Some remain so” (Nascemos doidos e alguns continuam assim). E a tese era suficiente-mente kleiniana pra eu achar ótima y passar por cima do resto. Porque, afinal, em Melanie Klein a gente é programado e, se começa doido, tá no programa ir caminhando pra sanidade… E se num for desse jeito?!?? E se a saúde mental, esta siiiim, for o milagre inexplicável?!?! Uma “graça” ou, mudérna-mente, 1 tipo de software que por razões ainda desconhecidas se instala ou vem com defeito??

O 1º passo pra humanização do bípede implume vem naquilo que Freud apresentou como sendo a “Bejahung” (dizer sim à Vida) do recém-nascido. Pero, falta algo pra que o software opere…
Fonte: Psicotramas

Nenhum comentário: