dezembro 07, 2012

Boletim CRP SP: Ato Médico será discutido em nova audiência pública; Conselho de Saúde e Educação devem ser ouvidos; Assine petição online contra o Projeto da "Cura Gay"


São Paulo, 06/12/2012 Notícias
Ato Médico será discutido em nova audiência pública; Conselhos de Saúde e Educação devem ser ouvidos

O Projeto de Lei (PLC nº 7703/2006 / PLS 268/2002) que regulamenta o exercício da medicina, conhecido como Ato Médico, havia recebido pedido de vista por parte do senador João Capiberibe (PSB-AP) em 27 de novembro, durante reunião deliberativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal. O senador solicitou mais tempo para a análise do tema após entender que o assunto envolve várias áreas da saúde que não estão em consenso com o texto. Em 4 de novembro, o PL voltou para a análise da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Lá foi decidido que uma nova Audiência Pública, com a participação da Comissão de Assuntos Sociais, será realizada em 11 de dezembro. Na oportunidade serã o ouvidos representantes do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional de Saúde. Saiba mais.


CFP divulga orientação de uso do teste IFP
O Conselho Federal de Psicologia alerta a todos (as) os (as) psicólogos (as) sobre a possível violação aos princípios constitucionais, causada pela metodologia do teste Inventário Fatorial de Personalidade (IFP). Desta forma o teste, supostamente, causaria constrangimento à pessoa avaliada por revelar questões restritas à intimidade e vida privada, incluindo as de natureza sexual. Saiba mais.


Audiência tumultuada marca discussão na Câmara sobre Resolução 01/99
Em meio a uma Audiência Pública tumultuada, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados discutiu, em 27 de novembro, o Projeto de Decreto Legislativo 234/2011 (PDC), do deputado João Campos (PSDB-GO), que pretende sustar parte da Resolução 001/99, do CFP. Embora essa seja a terceira Audiência Pública sobre o tema, é a primeira vez que posicionamentos opostos discutem o Projeto. Os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) estão mobilizados com a causa. Representantes dos CRPs do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso estiveram presentes na audiência pública. O CRP SP também marcou presença. "Os argumentos dos propositores do PDC são falaciosos. Dizer que a Resolução fere os direitos humanos e não permite o atendiment o psicológico da população LGBT é um contrassenso”, afirmou Luis Fernando de Oliveira Saraiva, que representou o CRP SP na Audiência. Saiba mais.


Em Brasília, audiência discute atuação de psicólogos (as) e assistentes sociais na educação básica
O Projeto de Lei 3688/2000, que dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos (as) nas redes públicas de educação básica, foi analisado e discutido em Audiência Pública na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados, em 6 de dezembro. A atual redação do PL recebeu contribuições efetivas do CFP, da Associação Brasileira de Psicologia Escolar (Abrapee) e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep). O texto original não garantia equipes multiprofissionais nessas instituições. O CRP SP esteve presente na Audiência. Saiba mais.


Rápidas

Assine petição online contra o Projeto da “Cura Gay”
O CRP SP convida a todas as pessoas comprometidas em defender o respeito e a tolerância à diversidade sexual, a assinarem a petição online que pressiona deputados (as) da Comissão de Seguridade Social e Família a votarem contra o Projeto de Decreto Legislativo 234/2011, proposto pelo deputado João Campos (PSDB-GO) conhecido como projeto da "Cura Gay". A mobilização social é a melhor resposta contra o preconceito e a intolerância. Participem: http://www.change.org/curagay


CRP SP lamenta perda do professor Samuel Pfromm Neto
Faleceu em São Paulo, em 17 de novembro, aos 80 anos, o professor Samuel Pfromm Neto. O CRP SP lamenta essa perda para a Psicologia brasileira. Inquieto desde criança, Samuel começou sua vida profissional como jornalista e professor normalista. Mais tarde, se tornou psicólogo, pedagogo e historiador. Atualmente, era professor aposentado do Instituto de Psicologia da USP. "Com franqueza, se eu tivesse que nascer de novo, não mudaria absolutamente nada na minha vida, particularmente no que respeita à opção profissional. Mudaria somente as datas: gostaria de começar a partir do ano 2000, que marcará o início de uma fase maravilhosa na história da humanidade e, tenho certeza, na história da Psicologia. Já pensou quanta coisa boa vai acontecer nas próximas décadas?&rdq uo;, afirmou o professor em recente entrevista. Que sua trajetória possa servir como referência aos (às) profissionais que atuam hoje na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Participe do Abaixo Assinado Saúde+10
O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública organiza uma petição online que defende o projeto de lei de iniciativa popular que tem por objetivo assegurar o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012. O Sistema Conselhos de Psicologia apoia esta ação e convida a todos (as) psicólogos (as) a assinarem a petição. Acesse: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=saude10


Nau dos Insensatos: edição especial sobre a 2ª Mostra de Psicologia
A Nau dos Insensatos, canal de vídeo do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, que aborda posicionamentos da Psicologia e suas práticas mais relevantes, com ênfase nas políticas públicas, lançou novo programa com a cobertura da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. A reportagem, exclusiva via web, conta como foram os três dias de comemorações dos 50 anos da profissão no Brasil. Debates, painéis, mesas redondas e articulação mobilizaram mais de 30 mil pessoas, vindas de diversos estados brasileiros, em busca de troca e descobertas sobre a pluralidade da Psicologia, que hoje tem espaço de atuação na Saúde, Educação, Defesa Civil, Habitação e Assistência Social. Assista a integra do programa: http://www.nauweb.tv/principal_destaque.asp?d=1&id=274


CRP SP indica psicóloga para prêmio em Suzano
A psicóloga Dulcinéia Gomes de Sena Ramos foi indicada pelo CRP SP para receber o Título de Honra ao Mérito, oferecido pela Câmara Municipal de Suzano (região metropolitana de São Paulo) aos profissionais que se destacaram em suas áreas no ano de 2012. O Prêmio serái entregue nesta sexta, 7 de dezembro, durante Sessão Solene, realizada na Câmara de Suzano. O CRP SP indicou a profissional pela sua atuação no CAPS e na rede de saúde mental da cidade. Parabéns, Dulcinéia!


Indígenas entregam abaixo assinado em Brasília
Um grupo de lideranças indígenas participou, em 4 de novembro, de Ato Público na Câmara dos Deputados, em Brasília, para a entrega das 20 mil assinaturas do abaixo-assinado Eu Apoio a Causa Indígena à Comissão de Direitos Humanos. O movimento reivindica a rejeição da Proposta de Emenda Constitucional 215/00 (PEC 215) e o julgamento de todas as ações em andamento no STF que envolvam os direitos dos povos indígenas. Na sequência, as lideranças estiveram em audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) para cobrar agilidade na solução de processos envolvendo demarcação de terras. Segundo Ládio Veron, liderança Guarani Kaiowá, há processos sobre demarcação de terras que tramitam no S TF há pelo menos 30 anos, e a indefinição está criando situações insustentáveis para a preservação das etnias indígenas, em especial, aos Guarani Kaiowá. “Estamos na beira do caminho, na beira da rodovia, comendo poeira, embaixo de lona preta, isso não é vida para nós. Queremos voltar para nossa área”, afirmou Veron.


Prêmio Cesar Ades
As inscrições de trabalhos de psicólogos (as) e estudantes para o Prêmio Monográfico César Ades: Desafios para o Futuro da Psicologia, seguem apenas até 10 de dezembro. Cerca de 78 trabalhos já estão inscritos e ainda há tempo para se inscrever. O objetivo é estimular nos estudantes e profissionais de Psicologia a produção científica a respeito do horizonte da profissão no Brasil. O Prêmio é também uma possibilidade de homenagear o ilustre César Ades, um dos maiores psicólogos do Brasil, por sua inegável contribuição para o desenvolvimento da categoria no País. Os trabalhos acadêmicos que forem concorrer deverão ser construídos dentro de três subtemas distintos: As Políticas Pú blicas e o Futuro da Psicologia; Contribuições da Psicologia na Construção do Conhecimento no Século XXI; e A Psicologia Latino-Americana: Desafios e Possibilidades. Para se inscrever, acesse: http://premiocesarades.cfp.org.br.


No Site

A íntegra das discussões realizadas durante o II Seminário da Baixada Santista Medicalização da Educação e da Sociedade: Fabricando Doenças e Aprisionando Vidas já está disponível na página do CRP SP na internet. Acesse: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/videos.aspx#



O processo do Congresso Nacional de Psicologia é construído coletivamente e depende de todos (as) os (as) profissionais da categoria para acontecer. Saiba como ele funciona e participe: http://www.crpsp.org.br/portal/midia/fiquedeolho_ver.aspx?id=548

Acesse também o regulamento completo do VIII CNP: http://www.crpsp.org.br/portal/midia/pdfs/regulamento_viii_cnp.pdf

Confira abaixo a agenda dos eventos preparatórios desta quinzena

São José do Rio Preto
12 de dezembro – a partir das 9h
Política do Idoso
Coordenação: Ana Benedetti (gestora) e Adriana Rodrigues (colaboradora)
Mais informações e inscrições: http://www.crpsp.org.br/sjrpreto/agenda/default.aspx

Bauru
12 de dezembro - a partir das 19h
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Convidadas: Sandra Elena Sposito e Maria Madalena Lazari Kawashima
Mais informações e inscrições: http://crpsp.org.br/bauru/agenda/Dados.aspx


Campinas
11 de dezembro – a partir das 19h
Psicologia e Trabalho
Local: Sindicato dos Médicos - Rua Luis Gama, 1355 - Castelo – Campinas - SP
Mais informações e inscrições: http://www.crpsp.org.br/oficinaspoterh/default.aspx


13 de dezembro – a partir das 18h30
Psicologia e Direitos Humanos
Local: Subsede de Campinas – Rua Frei Manoel da Ressurreição, 1251 – Guanabara – Campinas - SP
Mais informações e inscrições pelo telefone 19 32437877 e 19 32436796 ou campinas04@crpsp.org.br




Agenda

Psicologia Organizacional e do Trabalho e Recursos Humanos: estratégias para a atuação profissional
O ciclo de oficinas sobre o tema, organizada pelo CRP SP, chega a subsede do Vale do Paraíba. A psicóloga Daniela Miranda, especialista em Gestão de Pessoas pela FGV e mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, é a convidada.
Quando: 8 de dezembro – das 9h as 13h
Onde: Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte - Rua Nancy Guisard n.º 25 - Centro - Taubaté - SP
Mais informações e inscrições: http://www.crpsp.org.br/vale/agenda/Dados.aspx


Semana Direito à Memória e à Verdade: ditadura nunca mais!
Dando continuidade às atividades da semana, o CRP SP, por meio de sua subsede na Baixada Santista e Vale do Ribeira, em parceria com outras organizações, promove discussões acerca do tema. Haverá a exibição do documentário Ato de Fé e, na sequência, uma mesa de discussão com a participação de Ivan Seixas (CONDEPE); Representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Francisco de Assis das Virgens Calazans (CDH Maria Dolores) e Raiane Severino Patrícia Assumpção (CRDH Unifesp). Haverá também a oficina O Tecido e o Tear.
Quando: 10 de dezembro – a partir das 17h
Onde: Unifesp Baixada Santista
Rua Silva Jardim, 136 - Vila Mathias – Santos – SP
Mais informações e inscrições: http://www.crpsp.org.br/baixada/agenda/Dados2.aspx


Dia da Declaração de Direitos Humanos
Por meio de sua subsede em Sorocaba, o CRP SP, pretende realizar um evento pluritemático e provocador de reflexões e sensações.
Quando: 10 de dezembro – das 9h as 22h
Onde: Subsede de Sorocaba - Av. Armando Sales de Oliveira, 189, Vila Trujillo – Sorocaba – SP
Mais informações e inscrições: http://www.crpsp.org.br/sorocaba/agenda/Dados.aspx



Psicologia, Publicidade e Direitos Humanos
A subsede do CRP SP na região do grande ABC promove a atividade que irá discutir a imagem da mulher na publicidade brasileira com Roseli Goffman, psicóloga especialista em Gestão de Empresas de Informação, Conselheira do CFP e secretária geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Já Taís Vinha, formada em Propaganda e Marketing, com mestrado em Mass Communication pela University of Georgia, nos Estados Unidos, abordará a publicidade para crianças e consumo.
Quando: 15 de dezembro – das 9h as 12h
Onde: Subsede do Grande ABC - Rua Almirante Tamandaré, nº 426 , Jardim Bela Vista - Santo André - SP
Mais informações e inscrições: http://www.crpsp.org.br/abc/agenda/Dados.aspx

Nenhum comentário: