Vereadores de Porto Alegre estão no projeto Excelências
A Câmara Municipal de Porto Alegre é a 35ª Casa legislativa a integrar o Excelências (aqui), projeto da Transparência Brasil que reúne informações sobre parlamentares brasileiros.
Num ano em que quase todos os vereadores buscarão reeleição, é importante que o eleitor conheça melhor quem pede seu voto.
Além de informações referentes à vida política de cada vereador, o projeto traz dados sobre:
* Ocorrências na Justiça e/ou punições nos Tribunais de Contas.
* Perfil de seu financiamento eleitoral.
* Citações em matérias jornalísticas sobre corrupção.
* Afinidade com grupos de interesse (sindicalistas, ruralistas, concessionários de radiodifusão e outros).
Pouca transparência
A Câmara de Porto Alegre é das poucas Casas legislativas que publicam na Internet alguma informação a respeito do desempenho de seus integrantes: estão disponíveis dados sobre o uso das verbas de gabinete que recebem. Contudo, seguindo o padrão quase geral, não há informações a respeito de presenças dos vereadores nas sessões plenárias ou nas comissões temáticas. Também não há informações detalhadas sobre as viagens dos edis. E embora haja dados sobre o número de assessores e suas funções, não se tem informação sobre suas remunerações.
O Excelências é o único sítio de Internet em que são visualizadas essas diferentes famílias de informação sobre parlamentares eleitos. O projeto venceu o Prêmio Esso de Reportagem de 2006 na categoria "Melhor contribuição à imprensa".
Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário