junho 04, 2009

O exemplo de Belo Horizonte

Foto: Rogelio Casado - Políbio Campos - Belo Horizonte-MG, 2005
Nota do blog: Em 2005, visitei Belo Horizonte para conhecer os CERSAM (Centro de Referência em Saúde Mental). Estava no meu segundo ano como coordenador estadual do Programa de Saúde Mental do Amazonas, acabrunhado por não termos conseguido implantar um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) sequer na cidade de Manaus. Também, pudera! A omissão aqui, no Amazonas, era ampla, geral e irrestrita (exceções de praxe). Enquanto Belo Horizonte, com a municipalização da saúde desde 1993, chamaram para si a responsabilidade de criar seus próprios serviços substitutivos ao manicômio, em Manaus a municipalização da saúde só aconteceu em 2003. Ainda assim, no caso amazonense, foi preciso o poder público estadual implantar o primeiro CAPS para que saíssemos de uma estatística vexatória: estávamos entre os 30% dos municípios com mais de 1 milhão de habitantes sem ter CAPS III, o que só aconteceu em 2006. Eita nóis! Atualmente, Belo Horizonte possui 7 CERSAM funcionando 24 horas (são equivalentes aos CAPS III), enquanto Manaus continua com apenas um CAPS, do tipo III, funcionando precariamente. Na fotografia acima (2005), Políbio Campos participava da passagem de turno num dos CERSAM da capital mineira. Curiosamente, a coordenação de saúde mental de Belo Horizonte era - ainda é - dividida entre três profissionais. Fico me perguntando se esse modelo tivesse sido adotado em nível nacional, qual seria o cenário de hoje? Estaríamos amargando os baixos investimentos e a precarização do trabalho, que depõe contra os princípios que nortearam a reforma psiquiátrica brasileira? Se um coordenador é pouco, dois é bom... três é demaaaaaaaaaaaais.

Vagas em hospitais gerais

Exemplos de algumas cidades, como Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP), destoam da realidade nacional. São municípios que conseguiram implantar uma rede de Caps muito acima da média. Na capital mineira, dos nove locais de atendimento, lá chamados de Centros de Referência de Saúde Mental (Cersam), sete funcionam 24 horas. É num local desses, sem cadeado ou grades, que Walmir Alves Santana trata sua depressão. Ele precisou passar apenas uma noite na unidade. Hoje, frequenta o Cersam, onde fica o dia inteiro em atividades, mas volta para casa ao fim da tarde, de ônibus.

Estou gostando do tratamento, as pessoas são muito educadas. Fico aqui conversando, tenho acompanhamento da terapeuta ocupacional. Pretendo continuar o tratamento, pois a linha entre a razão e a loucura é muito tênue, afirma. Fernando Siqueira, psiquiatra do Cersam, explica que mesmo o paciente em tratamento intensivo pode dormir em casa. Temos uma van para transportá-los, negociamos com a família e, em certos casos, damos o vale-transporte, esclarece.

Políbio José de Campos, psiquiatra da coordenação da saúde mental em Belo Horizonte, ressalta a articulação com os parentes. Temos a preocupação de manter os vínculos com as famílias. Em alguns casos, fazemos o atendimento domiciliar, diz. Graças à abordagem individualizada e humanizada, Eloísio Dias de Assis, que passou mais de 11 anos em hospitais psiquiátricos, conseguiu melhorar. Aplicavam um negócio no meu pescoço que subia para a cabeça e eu ficava apagado. Foi lá que comecei a falar desse jeito, conta, com a voz embolada.
Psicóloga e coordenadora de saúde mental de Belo Horizonte, Rosemeire Silva destaca como essencial o atendimento na rede básica, com 58 equipes de saúde mental hoje. Desde 2004, o município faz capacitação com os profissionais do Saúde da Família. Dessa forma, garantimos que nossa rede de Cersam atenda a crise. Porque se ficarmos só na pós-crise não substituiremos os hospitais nunca, afirma.

Muito longe do ideal

Centros de atendimento psicossociais (Caps) foram concebidos como principais substitutos dos tradicionais manicômios. Só cobrem, porém, 55% do país. E grande parte sofre com avaliações negativas. Um tapa na cara da psicóloga antecipou a informação que Leidener da Rocha Sardinha temia ouvir. Não há atendimento para seu filho no local que, segundo a lei, deve tratar preferencialmente os doentes mentais com problemas graves e persistentes. Criados para serem os principais serviços substitutivos aos manicômios, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) cobrem apenas 55% do país, com indicadores que variam de regular a crítico em 10 unidades da Federação, incluindo o Distrito Federal.

A falta de assistência transforma a vida do aposentado de 62 anos, e da esposa, Marta Regina, em uma eterna angústia. Eles têm medo de, a qualquer momento, apanhar de Júlio, vítima de lesão cerebral com heteroagressividade.

O distúrbio do rapaz de 30 anos faz com que ele agrida as pessoas sem levar em conta as consequências. Já apanhamos muito, mas eu amo meu filho, nunca deixarei de cuidar dele, diz Marta Regina. Mesma dedicação tem o pai do garoto, que depois de cinco anos internado voltou para casa há seis meses, mas sem suporte clínico. Demos graças a Deus quando o Júlio saiu do hospital. Aí fui levá-lo ao Caps sabendo que, no fundo, não dariam conta dele. Logo na primeira consulta, ele deu um tapa na psicóloga e ela, embora educada e compreensiva, disse que o caso dele é muito complexo para ser tratado lá, lamenta Sardinha.

A verdade é que os Caps só querem doentes lights, reclama Zorete Andrade, presidente da Associação de Familiares, Amigos e Doentes Mentais do Brasil.

Apesar da falta de assistência, a família Sardinha não pensa em reinternar Júlio. O diretor da clínica que atende pelo SUS disse que a única forma de aceitá-lo é colocando-o numa sala junto com esquizofrênicos e dependentes químicos, conta Marta. A maior preocupação dos pais de Júlio, que tem idade mental muito atrasada, mas conserva a força de um rapaz de 30 anos, é com o futuro dele. Estamos ficando velhos. Quem é que vai cuidar do nosso filho? Ninguém, a não ser nós mesmos, aguentaria, constata Sardinha.

Vinicius é outro grande desafio para a política de saúde mental no país. Com apenas 7 anos, sorriso de dentes definitivos ainda crescendo, o menino tentou se enforcar com as mangas de uma blusa de frio. O Caps de Alvorada (RS), onde morava, não conseguiu tratá-lo. Então Vinicius foi encaminhado para um centro de internação na capital gaúcha. Em meio às outras crianças, os sinais de um problema ainda não definido pela equipe médica surgiram. Tudo que fazia, Vinicius apontava como o pior. Seus desenhos eram os mais feios, suas pinturas, as roupas que vestia.

Em tratamento há cerca de um mês, o menino começa a apresentar melhoras. Tornou-se menos introvertido, fez amizades. Quanto aos planos sobre o futuro, não economiza na imaginação.Quero ser motorista de moto e também um herói. O morcego Batman, escolhe. Os profissionais que acompanham Vinicius já começam a ter outra preocupação. Nãosabem se haverá atendimento para ele após a desinternação. A rede voltada para a criança de forma geral, e particularmente na saúde mental, ainda é muito frágil. Se esses meninos não forem tratados agora, se tornarão adultos mais doentes, diz Tatiana Vianna, psicóloga do centro onde Vinicius passa por tratamento.

Fonte: Correiro Braziliense, 1/6/09

Fonte da Fonte: CEBES
Posted by Picasa

Nenhum comentário: