junho 08, 2009

Quem não se comunica...

Nota do blog: A iniciativa da Petrobrás de criar um blog para enfrentar a mídia corporativista é um bom exemplo de como a blogosfera pode ser usada por quem se interessa por informação sem necessidade de filtros. Num cenário de contra-informação, usada para criar uma clivagem no seio da opinião pública, se esse raciocínio vale para uma estatal que comeu o pão que o diabo amassou no governo FHC - por pouco não foi privatizada inteiramente -, e que continua na mira política do PSDB e seus acólitos, imagine para movimentos que se querem sociais e que vacilam na hora da comunicação. Minhas senhoras, meus senhores há uma revolução tecnológica em curso, centrada em torno das tecnologias da informação. É ela que está modificando a base material da sociedade, impelindo a novos comportamentos. Portanto, o processo comunicativo social já não é o mesmo. E se não é o mesmo, é bom tratar das implicações técnicas, éticas e morais dessa nova comunicação. Nesse sentido, vale lembrar que o conceito de sociedade civil tem sido utilizado para indicar o território social ameaçado pela lógica dos mecanismos político-administrativos e econômicos. E se é neles que os movimentos sociais ganham expressão, é de se perguntar para aqueles que escorregam no campo da comunicação se três questões já mereceram resposta: qual a identidade, o adversário e o objetivo social do movimento? Se identidade faz referência à auto-definição do movimento, em nome de quem se fala; se o adversário refere-se ao principal inimigo do movimento, identificando-o explicitamente; se o objetivo social diz respeito à visão do movimento sobre o tipo de organização que deseja obter no horizonte histórico de sua ação coletiva, aí então, meus caros e minhas caras, resta-nos indagar ao coletivo se queremos atuar de maneira não institucionalizante. Aqui deixo as lições de Manuel Castells para identificar o destinatário dessas mal batucadas. Companheiros(as) militantes da luta por uma sociedade sem manicômios, é hora de cuidar da clivagem entre o sujeito que somos e nossos desejos, se queremos estabelecer um canal efetivo de ligação com a sociedade, para além dos serviços, das cátedras e de eventuais torres de marfins. Se queremos abrir nossas fontes com vistas à efetiva difusão das nossas idéias e práticas antimanicomiais, e assim promovermos uma efetiva mobilização social, nesse caso a comunicação é um fator estratégico. Afinal, quem não se comunica se trumbica.

Abaixo, dois trechos do blog da Petrobrás que merecem reflexão:


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* A iniciativa de criar o blog Fatos e Dados, na opinião da Petrobras, é um marco na construção de novas pontes de comunicação com os públicos de relacionamento da companhia em uma nova era de circulação de informação digital em tempo real. A chamada blogosfera permite uma relação direta entre a fonte divulgadora de informação e leitores, sem a necessidade de filtros, de maneira que a decisão sobre o que interessa de fato ao receptor seja por ele selecionada, na medida em que tem acesso a íntegra das perguntas e respostas.

* Entende, ainda, a Petrobras que contribui com o avanço democrático ao possibilitar um diálogo mais profundo nessa complexa teia, composta por intermediários pulverizados e integrados em redes múltiplas.

Nota do blog: Para acompanhar criticamente a CPI da Petrobrás, será fundamental acompanhar o blog da Petrobrás. Acesse http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/
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