Nota do blog: Marcus Vinicius Oliveira, ex-vice presidente do Conselho Federal de Psicologia, recebeu em 2002 da Câmara dos Vereadores de Caicó a comenda Nossa Senhora de Santana dos Diferentes. A honraria decorreu das denúncias enfáticas contra o Hospital Psiquiátrico Milton Marinho da cidade de Caicó. No momento em que essa instituição do terror é fechada para dar lugar a um CAPS ( Centor de Atenção Psicossocial) tipo III, Marcus Vinicius presta respeitosa homenagem a três personagens importantes na luta contra aquele manicômio.
***
A historia é sempre a história dos vencedores e poucas vezes registra os vencidos e a sua luta... Saúdo com todos essa importante vitória pelo fechamento da famigerada casa de horrores de nome Milton Marinho de Caicó, lugar de tantas mortes e violências, mas não posso deixar de registrar e lembrar o nome da valente Neusanete, corajosa auxiliar de enfermagem que teve a coragem, ao custo do seu próprio emprego e à desorganização de sua família, de enfrentar os poderosos locais, capitaneados pelo psiquiatra Salomão Gurgel ex-deputado federal, prefeito de Janduism, para denunciar as mortes de pacientes, bem como o nome do valente psiquiatra antimanicomial Epitácio, que respondeu processo judicial e no Conselho Regional de Medicina do RGN, por juntamente com o Secretário de Saúde Dr. Pacífico ter tido a coragem implantar o CAPS no municipio e denunciar os assassinatos e atos de violência contra os pacientes. Sugiro que ao tempo lhes sejam prestadas as devidas homenagens reconhecendo o seu papel nessa luta. De minha parte, por ter me dedicado enfaticamente a denunciar o Milton Marinho, já as recebi através da Comenda Nossa Senhora de Santana dos Diferentes, concedida pela Câmara Municipal de Caicó, mas nunca me senti mais merecedor dela do que aqueles responsáveis pela sua concessão, a saber o Dr. Epitácio e Dr Pacífico. Reconhecimento gera reconhecimento! No mais parabéns a todos! Betinha, Marcela e cia!
Marcus Vinicus de Oliveria
Núcleo de Estudos pela Superação dos Manicômios da Bahia
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário