julho 29, 2009

Valer lança História da Amazônia de Márcio Souza

Nota do blog: A Livraria Valer poderia lançar junto com História da Amazônia o fotógrafo Rogelio Casado, autor da foto acima de Márcio Souza não creditada. Primeiro foi o blog do Núcleo de Cultura Política do Amazonas que deixou de creditar a este blogueiro uma fotografia do movimento social contra o Porto das Lajes, agora é a Livraria Valer. Que é isso companheiros? Sinto-me honrado com a escolha das minhas fotografias; mais honrado ainda se houvesse um mísero crédito. A luta e a amizade continuam.

A Livraria Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro História da Amazônia, do escritor Márcio Souza, que acontecerá sábado, dia 1º de agosto, às 10h, na Livraria Valer – Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro.

História da Amazônia é um livro revelador sobre o processo histórico regional e expressa o compromisso de Márcio Souza com a Amazônia. Pela riqueza de conteúdo e amplitude da abordagem é um de seus trabalhos mais importantes – testemunho contundente sobre o passado do subcontinente amazônico, em que faz a denúncia do processo de destribalização e massacre perpetrado historicamente contra suas populações. É um livro escrito para dizer não ao esquecimento, lançar luzes sobre o passado, denunciar os criminosos e resgatar do limbo os oprimidos e massacrados. É um texto escrito para dialogar com o presente, com os jovens, com os professores, com os homens e mulheres que se preocupam com o futuro da Amazônia. A obra é um painel histórico, subdividida em 10 partes, em que descreve a geografia, as origens do homem amazônico, a conquista e a colonização da região, a presença dos viajantes, a incorporação ao Brasil, o ciclo da borracha e o extrativismo, culminando numa reflexão sobre a contemporaneidade: os grandes projetos, a agressão ao ecossistema, os conflitos de terra, o narcotráfico e a teoria da sustentabilidade.

O Autor

Márcio Souza, romancista, dramaturgo e ensaísta, nasceu em Manaus, no dia 4 de março de 1946. Um dos mais destacados ficcionistas brasileiros, sua obra está traduzida em vários idiomas. Aos 14 anos começa sua iniciação de escritor, no jornalismo, escrevendo crítica de cinema para o jornal O Trabalhista, de Manaus. Sua estréia como ficcionista aconteceu, em 1976, com a publicação do romance, Galvez, imperador do Acre. Firmou sua reputação como ficcionista, com a publicação de vários romances: Galvez, imperador do Acre; Mad Maria; A resistível ascensão do Boto Tucuxi; O fim do terceiro mundo, 1990. A partir de 1996, inicia a publicação de sua tetralogia, intitulada “Crônicas do Gão-Pará e Rio Negro”, da qual já publicou: Lealdade, Desordem e Revolta. No teatro, merecem destaque as peças: A paixão de Ajuricaba, A maravilhosa estória do sapo tarô-bequê e Dessana, Dessana. Como ensaísta, escreveu alguns textos reveladores sobre a realidade amazônica: A expressão amazonense: do colonialismo ao neocolonialismo e O empate contra Chico Mendes. Seu livro de contos, Caligrafia de Deus, mereceu boa acolhida dos leitores.


Contatos: 3635-1324 (Editora Valer); marciosouza@argo.com.br
--
http://www.livrariavaler.com.br/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: