julho 31, 2009

Cinismo e impertinência

Márcio Souza
Foto: Rogelio Casado - Manaus-Am, 2008
Nota do blog: A fotografia acima de minha autoria foi usada pelo coordenador de eventos da Livraria e Editora Valer para compor um convite para o lançamento do livro "História da Amazônia", de Márcio Souza. Não fosse o cinismo e a impertinência da resposta do funcionário da Valer - enviada para o meu e-mail -, eu não voltaria ao tema já criticado numa postagem recente neste blog. Senão vejamos:

1. A foto do convite do lançamento do livro 'História da Amazônia', de Márcio Souza !
De: Valer Editora/Livraria
Para: rogeliocasado@uol.com.br
Assunto: A foto do convite do lançamento do livro 'História da Amazônia', de Márcio Souza !
Data: 30/07/2009 17:30

Desculpe não dispor o crédito da sua foto que tomei para compor o convite digital do referido convite. Em busca no Google encontrei esta foto e inseri outras fontes, acabei ñ vendo o autor. Ela ficou muito boa mesmo. O Sr. irá ao lançamento?

José Farias - coordenador de eventos da Livraria e Editora Valer

***

2. Fwd: A foto do convite do lançamento do livro 'História da Amazônia', de Márcio Souza !
De: Valer Editora/Livraria
Para: rogeliocasado@uol.com.br
Assunto: A foto do convite do lançamento do livro 'História da Amazônia', de Márcio Souza !
Data: 31/07/2009 17:50

Não há desculpa possível para tão lamentável episódio. Justamente porque ela ficou muito boa - o ângulo é raro e muito feliz - é que o autor merecia melhor tratamento. Não é todo dia que se tem uma fotografia semelhante. Inclusive o Google informa o local onde ela foi postada.

Em protesto, não pariticiparei do evento. Não me queira mal.

Rogelio Casado - fotógrafo

*

Tenho certeza que isso não será o motivo de sua não participação no evento de lançamento do livro de Márcio Souza (grifo do blogueiro). Lhe admiro muito e não mudarei meu pensamento por isso. Novamente, desculpas lhe ofereço e comunico que não usarei mais fotos suas, nem com créditos nem sem créditos (grifo do blogueiro).

José Farias

***

3. Re: A foto do convite do lançamento do livro 'História da Amazônia', de Márcio Souza !
De: rogeliocasado@uol.com.br
Para: Valer Editora/Livraria
Assunto: A foto do convite do lançamento do livro 'História da Amazônia', de Márcio Souza !
Data: 31/07/2009 19:07

Esteja certo de que há uma só certeza: a de que houve imperícia para quem trabalha numa empresa séria e responsável como a Valer. Creditar fotografias alheias é praxe, inclusive pedir consentimento para publicar. Considero sua resposta ameaçadora e desrespeitosa. Estou no meu direito de reclamar. Sou cliente da livraria e pago por todas as compras que faço, com os descontos cabíveis para um grande comprador como eu. Meu protesto se limitava ao evento do qual me foi subtraída uma fotografia. Agora estou pensando se continuarei cliente da livraria. E só não a processarei pela amizade que une ao proprietário e ao editor. Eles não podem ser responsabilizados nem pela subtração, nem pela forma pouco respeitosa com que fui tratado. A resposta que eu merecia certamente era outra.

Passar bem.

Rogelio Casado - fotógrafo

***

Em tempo: Para esclarecimento do coordenador de eventos da Valer, gozo do respeito do dono e do editor da Valer, bem como do autor de Um teatro na Amazônia - A trajetória do Teatro Experimental do SESC do Amazonas / Márcio Souza - Manaus: Editora Valer, 2007, onde às paginas 74 e 75 tenho creditadas as fotografias de minha autoria da peça A Resistível Ascenção do Boto Tucuxi, de 1982.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: