julho 16, 2009

1ª Conferência Internacional de Teatro do Oprimido

Caros,

De 20 até 26 de julho acontece no Rio de Janeiro a 1ª Conferência Internacional de Teatro do Oprimido. Representantes de 25 países e 16 estados brasileiros integram os diversos painéis de discussão (cultura, política, educação, saúde, direitos humanos e zonas de conflito). Haverá ainda: mostra internacional de filmes; circuito da exposição A Estética do Oprimido (em três diferentes espaços); mostra internacional de espetáculos; e encontro de praticantes. O evento é aberto ao público, a maior parte com entrada franca (grátis), sendo que os espetáculos terão ingressos a preços populares. Leia mais no release anexo.

No dia 22 de julho, quarta-feira, haverá, às 15h, a mesa "Contextualizando a Saúde Mental" e terá como palestrantes Pedro Gabriel Delgado, coordenador nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde do Brasil; e Cecília Boal, Psicoterapeuta do Brasil. .

Às 17h do mesmo dia, acontecerá a mesa "O Teatro do Oprimido na Saúde Mental", com pronunciamento em vídeo de Augusto Boal. Geo Britto, coordenador do projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental falará sobre delírio patológico e as formas delirantes da arte. Tim Wheeller, do Grupo Mind the Gap, da Inglaterra, falará sobre usuários em compainha profissional. Brent Blair, da Universty of Sothern Califórnia, EUA, abordará o tema do Teatro do Oprimido no tratamento de comunidades traumatizadas.

No dia 25 de julho, sábado, o Grupo de Teatro do Oprimido Pirei na Cenna, formado por usuários de saúde mental, familiares e simpatizantes da luta antimanicomial, apresentará sua mais recente peça de Teatro-Fórum "Doidinho para trabalhar" que aborda o mercado de trabalho na saúde mental.

A Conferência é especialmente aberta a universitários e pesquisadores e entidades que atuam nas área abordadas.

Cordialmente,
Alessandro Conceição

CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO
tels. (21) 2232-5826, 2215-0503 e 9106-6115
e-mail/skype: allessandrosc@yahoo.com.br
www.ctorio.org.br

1ª Conferência Internacional de Teatro do Oprimido

De 20 até 26 de Julho acontece no Rio de Janeiro à 1ª Conferência Internacional de Teatro do Oprimido. O evento é um tributo a Augusto Boal e um marco histórico para a continuidade de sua obra, tendo como objetivos: ratificar os fundamentos políticos, filosóficos, estéticos e pedagógicos do Método do Teatro do Oprimido; analisar o impacto da aplicação do Método em diferentes áreas temáticas, nas diversas regiões do mundo; estimular a reflexão sobre o Movimento Internacional de Teatro do Oprimido e as perspectivas de sua organização; estruturar o Encontro Internacional que acontecerá em Julho de 2010, em Belém, dentro do Congresso Mundial IDEA.

25 países e 16 estados brasileiros participam da Conferência que ocupa três espaços no Centro do Rio. Representantes da Austrália, Israel, Palestina, Nepal, Paquistão, Índia, Suécia, Holanda, Áustria, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Senegal, Guiné-Bissau, Sudão, Moçambique, Angola, Canadá, EUA, Porto Rico, Argentina, Uruguai e Brasil integram os painéis de discussão sobre o impacto do Teatro do Oprimido em diferentes áreas temáticas (cultura, política, educação, saúde, direitos humanos e zonas de conflito) e regiões do mundo. Ao final dos trabalhos haverá uma discussão a respeito dos desafios para o desenvolvimento de projetos locais e planejamento de ações de cooperação internacional.

Entre os participantes dos painéis de discussão, destacam-se: Doug Paterson, americano, da universidade de Nebraska, realiza a Conferência anual da Pedagogia e Teatro do Oprimido; Sanjoy Ganguli, indiano, há 20 anos faz Teatro do Oprimido com o Grupo de Teatro do Oprimido Janna Sanscrit; Chen Alon, israelense, ex-militar, que se tornou praticante de Teatro do Oprimido de uma organização chamada Combatentes Pela Paz; Alvim Cossa, moçambicano, espalhou o Teatro do Oprimido por todo o país e que agora se tornou uma estratégia nacional na luta contra a Aids; Justin Billy, sudanes do sul, atua com Teatro do Oprimido em zonas de conflito; Iman e Edward, integrantes do Grupo Asthar, há 10 anos fazem Teatro do Oprimido nos territórios palestinos ocupados; Till Baumann, alemão, que faz Teatro do Oprimido em presídios com jovens oriundos de áreas extremamente marcadas pela presença neo-nazista.

A 1ª Conferência Internacional de Teatro do Oprimido é uma realização do Centro do Teatro de Oprimido - CTO, com patrocínios do SESC Nacional e do Ministério da Cultura, através do Programa Cultura Viva, com apoio da Caixa Econômica Federal, e integra o Programa Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto.

A programação completa está disponível no site www.ctorio.org.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário: