agosto 31, 2009

Líderes do movimento SOS Encontro das Águas ameaçados de morte

SOS Encontro das Águas
Foto: Rogelio Casado - Manaus-AM, fevereiro de 2009
Senador João Pedro
Senador Arthur Virgílio
Senador Jefferson Praia
Deputado Luiz Castro
Deputado Ângelus Figueira
Vereador Marcelo Ramos
Vereador Mário Frota

Assunto: encaminhamentos urgentes para proteção às vidas do Pe. Orlando Barbosa e Isaque Dantas e para a proteção do Encontro das Águas


Ilustríssimos Parlamentares Amazonenses


O movimento socioambiental “SOS Encontro das Águas” constituído por organizações comunitárias da Colônia Antônio Aleixo e civis de Manaus com o objetivo de promover a conservação e a recuperação dos recursos naturais na região do Encontro das Águas, maior símbolo da natureza e da identidade cultural do Amazonas, se posiciona contundentemente contrário a construção do Porto das Lajes nesta região devido a degradação social e aos impactos ambientais que o empreendimento acarretará aos bens comunais.

A Comunidade da Colônia Antônio Aleixo desde novembro de 2008 quando se iniciou o processo de mobilização em defesa do Encontro das Águas tem sido vítima de abuso do poder econômico e da propagação de falsas informações por parte dos empresários da Lajes Logística, da empresa de consultoria responsável pelo EIA/RIMA e até de órgãos governamentais interessados no licenciamento ambiental do terminal portuário na região das Lajes. No entanto, desde que o Líder Comunitário Isaque Dantas, membro do “Movimento SOS Encontro das Águas”, venceu no dia 15/08/09 as eleições da Associação Comunitária do Complexo da Colônia Antonio Aleixo com mais de 800 votos de diferença da chapa bancada pela Lajes Logística e desde que o ministério Público Estadual requereu o cancelamento das Audiências Públicas do Porto das Lajes, as ameaças e coações se tornaram mais constantes contra os membros do movimento “SOS Encontro das Águas”. Os dois principais líderes comunitários do movimento pacífico pela conservação do Encontro das Águas, Pe. Orlando Barbosa e Isaque Dantas têm recebido ameaças de morte. O Pe. Orlando no dia 26/07/09 foi assaltado em sua casa a mão armada por quatro indivíduos que levaram seu computador, seu lap-top e celulares e os bandidos ainda continuam o seguindo. Para proteger a vida do dedicado PE. Orlando que tanto colabora pela qualidade de vida da colônia Antônio Aleixo, o Bispo está transferindo de Paróquia, o que infelizmente ocorrerá neste próximo dia 2 de setembro.

Portanto, para proteger a vida de dois grandes defensores do nosso maior patrimônio e para que esta luta pela preservação do Encontro das Águas e pelo uso sustentável dos recursos desta região em prol das comunidades que ali vivem, solicitamos que como representantes do Estado do Amazonas tomem urgentemente as seguintes medidas:

- Ação conjunto com o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual requerendo que a Polícia Federal investigue as ameaças e proteja as vidas do Pe. Orlando Barbosa e do Líder Comunitário Isaque Dantas.

- Acompanhamento do processo de Tombamento do Encontro das Águas que tramita no Ministério da Cultura a fim de que seja atendida com a urgência que o assunto merece a proposta mais ampla de tombamento apresentada pelo IPHAN –AM que inclui a área onde se pretende construir o Porto das Lajes que contempla o igapó mais preservado da margem esquerda do Encontro das Águas, o canal de entrada e a restinga do piscoso Lago do Aleixo e o Lago do buraco do Oscar, importantíssimo nicho de desova dos peixes da região.

- Reiteração a solicitação do movimento “SOS Encontro das Águas” ao IPAAM e Ministérios Públicos para que a região do Encontro das Águas seja transformada em Unidade de Conservação de Uso Sustentável para que assim se estabeleça um plano de gestão que beneficie a conservação e o uso sustentável dos bens comuns pelas comunidades locais.

- Ampla divulgação da importância da conservação do Encontro das Águas.

Atenciosamente.

Movimento SOS Encontro das Águas

Nota do blog:
Perguntar não ofende. Não é hora da igreja botar o bloco na rua? Uma empresa resolve bagunçar o coreto, desrespeitar a legislação, ofender nossa inteligência, botar nossos líderes em risco de vida, e fica por isso mesmo? Bertold Brecht dever estar convulso no túmulo. Pisaram no nosso jardim, arrancaram nossas rosas; agora querem levar nossa alma.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: