agosto 14, 2009

O curioso caso dos museus de história natural

MUSA na SBPC
Foto: Rogelio Casado - Manaus-Am, julho/2009

Prezado,

Na sexta-feira, *14 de agosto*, às 10h30, "O curioso caso dos museus de história natural" é o título da palestra a ser ministrada pelo pesquisador adjunto do Museu Paraense Emilio Goeldi, Horácio Higuchi, na sede administrativa do Museu da Amazônia - Musa (Rua da Constelação 16, Morada do Sol, Manaus/AM).

O título se refere às peculiaridades de um Museu de História Natural em relação a outras instituições com ações expositivas, como os museus de arte, história, antropologia ou ciências físicas. Os cursos de Museologia oferecidos no Brasil tratam apenas destes últimos tipos, e desconhecem completamente a missão, a filosofia e o *modus operandi* de um Museu de História Natural. A palestra, portanto, é dirigida principalmente a museólogos, estudantes e profissionais da área de museus, mas também pode ser acompanhada por qualquer público interessado em ciência e cultura em geral.

Horácio Higuchi é biólogo de formação, e atualmente trabalha na Coordenação de Museologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, preparando exposições temporárias e de longa duração, de âmbito local, nacional e internacional, com o objetivo de divulgar em linguagem acessível ao público mais amplo, as descobertas científicas dos pesquisadores da instituição nas áreas de Ciências Naturais e Humanas.

Jane Dantas
Jornalista (MG07326JP)
Assessora de Comunicação Museu da Amazônia - Musa
Fone: +55 92 32363079 / 9197 Cel.: 8128 5070
Skype: dantas.jane
Msn:
janesdantas@hotmail.com
Posted by Picasa

Nenhum comentário: