agosto 25, 2009

Ocareté

Nota do blog: Para a professora Graça Barreto, que coordena o Curso de Licenciatura Indígena da Universidade do Estado do Amazonas, também conhecido como Universidade Indígena - com quem tive a satisfação de participar da primeira aula transmitida por uma sofisticada tecnologia eletrônica para 52 municípios amazonenses -, recomendo a leitura do site da Ocareté. "A história da Ocareté é construída pela história de vida de diversas pessoas e organizações, que contribuíram com seus saberes, seus afetos, suas lutas e seus sonhos de um mundo melhor".

Para que cada povo trame os fios de sua história*

O Brasil é um país de vários povos, cada um marcado por identidades coletivas próprias. Cerca de 8 milhões de brasileiros e brasileiras fazem parte de povos e comunidades tradicionais, ocupando 1/4 do território nacional. A Ocareté trabalha para que cada um desses povos possa tramar os fios de sua história, garantindo seus bens e direitos e que assim possam realizar seus projetos de futuro.

“Leitura entre mundos”: Educação popular indígena

A Ocareté participou da 6ª edição do Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, em 2008. Na ocasião, apresentamos nossa metodologia de educação popular indígena e nossa abordagem em campo, a “leitura entre mundos” como um contribuição na reinvenção do legado freiriano.

Fonte: ocareté - povos e comunidades tradicionais
Posted by Picasa

Nenhum comentário: