Pelo fim dos manicômios
Foto: Rogelio Casado - Manaus-AM, 18 de maio de 2007
Nota do blog: O abraço simbólico visto na fotografia acima foi a última das manifestações que articulei junto ao movimento antimanicomial local (leia-se Associação Chico Inácio - filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial), antes de assumir a Pro-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Amazonas. Fui Coordenador Estadual de Saúde Mental entre 2003-2007. De lá para cá essa interlocução necessária foi interrompida. Num diálogo com uma autoridade sanitária, fui informado de que chegou um pedido inusitado à Secretaria Estadual de Saúde: não ouvir apenas um dos segmentos que atuam na cena política do campo da saúde mental. Curiosamente apenas um lado dessa história passou a ser ouvido. Justamente a dos que haviam se distanciado dos princípios éticos que sustentam o movimento de luta por uma sociedade sem manicômios. Essa arbitrariedade ganha novos contornos com a proximidade da Conferência Estadual de Saúde Mental. Fui procurado por duas integrantes da Coordenação Estadual de Saúde Mental. Acertamos minha participação numa mesa onde será discutida o Eixo II Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais – Eixo do Cuidado. Pra minha surpresa, na semana que passou tomei conhecimento de que estava em curso uma manobra para me deslocar para outra mesa. Isento de responsabilidade as integrantes da citada coordenação, na medida que o poder de organização do evento mudou de comando. Estranho, muito estranho! Esse tipo de interferência é inaceitável! Quem quer que esteja por trás dele, age de maneira arbitrária, porquanto a conferência não lhes pertence, o que significa dizer que todas as decisões que não contem com a participação da comissão organizadora é pura manipulação. De outra forma nem o meu nome seria grafado de maneira incorreta, como consta na programação abaixo, o que reforça minha suspeita de que a atual coordenação (que sabe a grafia do meu nome) perdeu poder no processo de organização da Conferência Estadual de Saúde Mental. Considero um insulto ao movimento social a supressão do meu nome, que rigorosamente seria o único representante com experiência reconhecida nos movimentos sociais. Quem interferiu não teve sequer a delicadeza de indicar, como substituto, outros integrantes do movimento social . Aos que me acompanham informo que estarei na mesa do Eixo III Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e Intersetorial – Eixo da Intersetorialidade, para a qual também estou devidamente qualificado. Lá ou cá, não há nada que possa impedir minha manifestação de desagravo.Foto: Rogelio Casado - Manaus-AM, 18 de maio de 2007
PROGRAMAÇÃO DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL - INTERSETORIAL
Dia 19/05
8 às 11h - Credenciamento
9 h– Abertura oficial da II Conferência Estadual de saúde Mental
Mesa de abertura com:
· Secretário de Estadual de Saúde;
· Ministério da Saúde;
· Comissão Organizadora da II CESMI;
· Coordenação Estadual de Saúde Mental;
· Parceiros Intersetoriais.
9 às 10 h – Conferencia (Eixo I Saúde Mental e Politicas de Estado pactuar caminhos intersetoriais – Eixo da Política e Pactuação) palestrantes:
· Ministério da Saúde.
10 às 10:45 h – Debates
10:45 às 11 h – Intervalo
11 às 12 h - Leitura, apreciação e aprovação do Regulamento da Conferência Estadual
12 às 13 h – Almoço
13 às 14:30 h – Grupo de Trabalho (eixo 1)
14:30 às 15:30 h – Atividade Cultural
15:30 às 17 h – Plenária
17 h - Coquetel e encerramento
Dia 20/05
8 às 9:30 h – Conferência (Eixo II Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais – Eixo do Cuidado) palestrantes:
· Dr. Maximiliano Loiola Ponte de Souza - CPER;
· Dr. Cleber Naief Moreira – Coordenador da Residência Médica de Psiquiatria;
· Psic. Gibson Alves dos Santos – CAPS;
· Dra. Maria Ivone de Oliveira – CPER;
· Psic. Décio Castro Alves – Ministério da Saúde.
9:30 às 10:15 h - debates
10:15 às 10:30 h – intervalo
10:30 às 12 h – Depoimentos - CAPS, CPER, Chico Inácio e ISAT
12 às 13 h - almoço
13 às 14:30 h – Grupo de Trabalho (eixo 2)
14:30 às 15:30 h – Atividade Cultural (Show)
15:30 às 17 h – Plenária
Dia 21 de Maio
8 às 9:30 h - Conferência (Eixo III Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e Intersetorial – Eixo da Intersetorialidade) palestrantes:
· Dra. Guiomar Felícia dos Santos Castro ( Promotora de Justiça de Defesa dos Interesses do cidadão) - Ministério Público;
· Dr. Rogério Casado - UEA;
· Dra. Heloísa Helena Correa da Silva – UFAM;
· Dr. José Ribamar Mitoso – UFAM;
· Psic. Darcy Izel Moreno - CONEN/SEJUS
9 e 30 às 10 h – Debates
10 às 10:15 – Intervalo
10:15 às 11:30 - Grupos de Trabalho
11:30 às 12 h Plenária
12 h – Almoço
13:30 às 16 h – Plenária final
16 h – Eleição de Delegados
17 h - Atividade Cultural (Show) e coquetel de encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário