maio 19, 2010

Osvaldo da Cuíca homenageia Adoniram Barbosa

Osvaldinho da Cuíca homenageia Adoniran em show gratuito
 
O Instituto Nação recebe neste domingo, dia 23 de Maio, às 15 horas, o sambista Osvaldinho da Cuíca em mais uma edição do projeto Escola do Samba que homenageia o centenário do sambista Adoniran Barbosa. O evento também marca a inauguração do núcleo de educação de cultura afrobrasileira Espaço AFROBASE.

O Escola do Samba visa resgatar e difundir o samba de raiz através de um evento cultural gratuito no bairro do Rio Pequeno, em São Paulo, com a finalidade de reunir sambista, artistas e admiradores da cultura brasileira para prestar homenagem a grandes compositores da história do samba.

Além de Osvaldinho, já tocaram neste projeto o grupo de samba Quinteto em Branco e Preto, os músicos Toninho Carrasqueira, Tião Carvalho e Dinho Nascimento, que fará uma participação especial nesta edição. O Bloco Treme Terra também fará uma participação especial no evento.

João Rubinato, conhecido como Adoniran Barbosa, nasceu na cidade de Valinhos, em São Paulo, no dia 06 de Agosto de 1910. Aos 14 anos começa a trabalhar como entregador de marmitas e 8 anos mais tarde vira vendedor de tecidos. No mesmo ano, Rubinato começa a participar de programas de calouros na rádio e adota o pseudônimo Adoniran Barbosa.

Em 1934 fica em primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo com a marcha Dona Boa. Nas décadas de 50 e 60 fez as suas principais composições como Saudosa Maloca, Samba do Arnesto, Tiro ao Álvaro e Trem das Onze. Adoniran Barbosa morreu em 1982.

Escola do Samba: Osvaldinho da Cuíca homenageia Adoniran Barbosa
Local: Espaço AFROBASE - Rua Joaquim Seabra, 856 – Rio Pequeno (Butantã)
Quando: 23 de Maio (domingo) às 15 horas
Entrada: Grátis

Contato para imprensa:

(11) 9755-6513 João Nascimento
(11) 8288-6758 Allan dos Reis

Nenhum comentário: