junho 15, 2010

A crise do quarto poder

A crise do Quarto Poder

Por Josué Montenello Júnior
 
Apresentação
O mês de maio e o início de junho não foram muito favoráveis ao candidato da oposição José Serra. Seu pesadelo começou após a divulgação das pesquisas VOX POPULI e CNT/SENSUS, em que a candidata do governo à Presidência, Dilma Rousseff, supera, pela primeira vez, o percentual de votos do candidato tucano. E as pesquisas dos institutos DATAFOLHA e IBOPE confirmaram o crescimento da candidata do governo, apontado empate técnico entre ela e Serra. Muitos analistas consideram que a grande mídia irá se organizar para deter a vitória da candidata governista. Em outras palavras, “vem chumbo grosso” pela frente. A grande mídia irá patrocinar vários jogos e tentará deixar a bola na marca do pênalti, cabendo aos partidos de oposição (PSDB e DEM) fazer o gol. O problema é que bola murcha não obedece ao chute do atacante (vide o caso do dossiê contra o Serra, armado pela revista Veja, que até agora não apareceu). Estamos fazendo um mapeamento dos braços e dedos da mídia (Veja, Globo e Folha) nesta grande rede de comunicação sem dono, que é a Internet, bem como listamos alguns campos neutros que os torcedores podem se alimentar para participar do jogo eleitoral de 2010.

1. A imprensa escrita
Jornal O Globo
É um jornal que detesta ser provinciano, vive difamando o Rio de Janeiro. No caso das enchentes que assolaram o Estado, em abril, o Globo saiu com uma manchete de capa culpando os governantes pelos incidentes. Já na enchente que ocorreu em São Paulo, o jornal atribuiu os desastres aos fenômenos da natureza e ao lixo jogado nas ruas pelos moradores. Essa é a tal liberdade de imprensa das organizações Globo: os adversários merecem um tratamento de choque e os aliados, os afagos de sempre!
Site do jornal O Globo
http://oglobo.globo.com/    
Sobre a manchete da enchente no Rio do jornal O Globo
Sobre a enchente em São Paulo

Jornal Folha de São Paulo
É um jornal que não serve para enrolar peixe de feira livre. Recentemente, uma executiva da Folha escreveu a seguinte pérola: “A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação e, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”. O jornal é um ferrenho defensor da economia de mercado e contra qualquer interferência do Estado na iniciativa privada. Não sei por que o referido jornal aceitou do ex-governador Serra uma ajuda para alavancar suas vendas: a assinatura, em abril/2009, de 5.449 jornais para as escolas estaduais de São Paulo, contribuição do Secretário Estadual de Educação, o sr. Paulo Renato.  
Site da Folha de São Paulo
Assinatura da folha e do Estadão pelo governo paulista
A imprensa como partido político (discurso da Executiva da Folha de São Paulo)

Revista Veja
É uma revista de conteúdo insosso, mas com o preço salgado. A revista Veja manipula informações, dados, e consegue, às vezes, convencer seus leitores de que o porco espinho é um coelho. Durante o governo Lula, a revista Veja realizou uma operação de estômago e ficou tão magra que alguns acreditam que esteja sofrendo de anorexia. Acesse os links abaixo e conheça o mundo absurdo da Veja. Este é meu depoimento: eu era cego, mas agora Vejo, por isso cancelei a minha assinatura da Veja. 
Site da Veja
Sobre o estilo da Revista Veja (muito bom)
Sobre a demissão de um jornalista da Veja (cadê a liberdade de imprensa?)
Como demonizar populações vulneráveis (o preconceito da Veja contra os índios, negros, antropólogos etc)

2. TV aberta
A TV Globo
A TV Globo é a maior emissora de televisão do Brasil. Mas nos últimos anos tem recebido notícias ruins. Sua audiência despenca a cada ano, a cada mês, a cada dia, a cada hora. O Jornal Nacional, por exemplo, com sua cobertura “imparcial” dos eventos que acontecem no país e no mundo, tem perdido audiência desde 2006. E a última novela das oito foi o maior fiasco da Globo para o horário. Mas quando o assunto envolve os aliados, o ibope da Globo sobe bastante. Por exemplo, um dos últimos atos do ex-governador Serra foi legalizar um terreno público invadido pela Globo em São Paulo e ainda construir uma escola técnica para “futuros profissionais da televisão”. O terreno valia R$ 11 milhões e a construção da escola técnica custará aos cofres do governo de São Paulo centenas de milhões de reais. Por favor, alguém avisa o MST que a Globo está prestando assessoria gratuita sobre como invadir terrenos públicos e depois legalizá-los! 
Site da globo
Sobre a invasão do terreno pela Globo e depois doado pelo Serra (acessem os links)
Sobre a queda de audiênica da Globo

3. Os blogueiros da direita na Internet
Arnaldo Jabor
 É um coroa enxuto, com uma grande cabeça de cabelos grisalhos. Jabor é um ex-comunista que se arrepende de ter feito a defesa intransigente da economia planificada. Agora, Jabor se julga um sujeito possuidor de idéias novas, mas que já fracassaram no Primeiro Mundo e nos EUA (liberalismo econômico, privatização, diminuição do Estado, cartilha do FMI etc.). Recentemente Jabor destilou sua ira contra a tal nova classe média, que está abarrotando os aeroportos do país, impedindo o atendimento rápido da classe executiva!
Jabor fazendo a defesa do estado liberal
Jabor e a classe média nos aeroportos

Reinaldo Azevedo
É um coroa maltrato pelo tempo, com uma cabeça grande, mas com certa insuficiência capilar. Azevedo possui uma autocrítica invejável, digna dos grandes homens. Certa vez, com a mente carregada de uísque e o pulmão de cigarros, bradou sobre si mesmo: “"imaginem o sujeito olhar a própria cara triste no espelho, todos os dias, e constatar: “sou um vendido, um vagabundo, um pilantra”. Azevedo escreve na Revista Veja e seu blog é a sensação dos 5% que acham o governo Lula ruim ou péssimo. Nada como uma ilha de ceticismo cercada por um mar de pessoas nadando alegremente.
Sobre o blog do Azevedo
Sobre o caráter de Azevedo

Diogo Mainardi
Deve seu emprego, sua fama e seu salário mensal a Lula. Nunca vi um sujeito admirar tanto uma pessoa e ao mesmo tempo falar tão mal dela. Mainardi deveria cantar para Lula: “você está tão perto dos meus olhos e tão longe do meu coração”. Mainardi se considera o cara mais difamador do Brasil. Mas ainda prefiro o César Maia. Quando Serra decidiu ser candidato, Mainardi não se contentava de contente, escreveu um artigo chamado Yabadabadoo. Sinceramente, no fundo, no fundo, Mainardi vai votar na Dilma só por causa do Lula.
O blog do Mainardi
A histeria do Mainardi sobre a candidatura do Serra

Ricardo Noblat        
Blogueiro do jornal O Globo. Noblat é um ferrenho defensor de José Serra.  Em seu blog já condenou a campanha presidencial antecipada feita por Lula e que, segundo ele, contraria a legislação eleitoral. Foi um crítico feroz do programa do PT, exibido em maio. No entanto, se mostrou a favor de que o PSDB faça o mesmo na exibição de seu programa eleitoral de TV, em junho. É a contradição em pessoa. No momento Noblat está meio aturdido pelo fato de Serra não ter ainda escolhido seu vice e pede sugestões. Já dei a minha: Geraldo Alckmin ou FHC, pois o Aécio desistiu!
Blog do Noblat
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

4. Sobre o clube campestre da direita
Instituto Millenium
É o instituto que congrega a nata do pensamento liberal brasileiro. Recentemente, o instituto promoveu o “1º Forum Democracia e Líberdade de Expressão”, onde diversos palestrantes conclamaram a grande imprensa a se contrapor à candidata do governo Dilma Rouseff. Estavam presentes no encontro, dentre outros: João Roberto Marinho, Marcelo Madureira e Arnaldo Jabor. A missão do instituto Millenium é “Promover a Democracia, a Economia de Mercado, o Estado de Direito e a Liberdade”, desde que o país seja dirigido pelos tucanos. Dentre os seus valores está a meritocracia (ministro no país, só com doutorado; presidente com diploma do SESI, nem pensar!). São considerados articulistas e especialistas do instituto: Ali Kamel (Diretor da Central Globo de Jornalismo – hum!, isso é meio esquisito!); Carlos Alberto Sandenberg (comentarista do Jornal da Globo – é aquele que só vê desgraça na economia do país!); Roberto Civita (sem comentários); Carlos Vereza (uma maravilha de ator); Everardo Maciel  e outros...
Sobre o instituto Millenium
Instituto Millenium debate ameaças à liberdade de expressão (dá vontade de rir...)
Grande mídia organiza campanha contra candidatura de Dilma (texto sobre o evento do Millenium)

* * *
Sites que recomendo a leitura

Revista Carta Capital

Revista Caros Amigos

Observatório da imprensa

Agência Carta Maior

Conversa Afiada

Blog do Nassif

Nenhum comentário: