agosto 07, 2010

Simposio Internacional Roger Casement


cinemasuperfilmes | 13 de maio de 2010
O Cineasta da Selva, 1997, dir. Aurélio Michiles

"A vida de Silvino Santos (1886-1970), que nascido em Portugal, apaixona-se pelo Rio Amazonas. Aos treze anos Silvino cruza o Atlântico na passagem do século em busca daquela Amazônia fantástica imaginada pelos europeus. Em 1913 realiza seu primeiro documentário de longa-metragem. Ele viveria sua aventura contracenando com grandes personalidades, testemunhando acontecimentos marcantes do fausto à queda do monopólio da borracha. Filmando essa Amazônia do início do século, ele se torna um mito da selva e um dos pioneiros do cinema no Brasil."

www.superfilmes.com.br

***

Nota do blog: Agende. Aurélio Michiles e Milton Hatoum em simpósio imperdível.


Entre os dias 23 a 25 de agosto, o cineasta Aurélio Michiles estará em Manaus participando, junto com o escritor Milton Hatoum, do Simpósio Internacional Roger Casement (UFAM, USP).


Neste evento se falará do Ciclo da Borracha, a partir do personagem Roger Casement, herói nacional irlandês, e que esteve na Amazônia (quando embaixador inglês no Brasil) para averiguar massacres de índios nos seringais do Rio Putumayo. Este episódio sempre foi falado na literatura academica ao longo do século XX, mas agora novas interpretações surgem.


Será exibido o filme "O Cineasta da Selva" e em seguida a palestra: "O Cinema e a Geopolítica da Borracha".


Para conhecer a programação completa acesse este link:

Nenhum comentário: