agosto 13, 2010

Transparência Brasil: autodoações eleitorais de parlamentares levantam dúvidas


Autodoações eleitorais de parlamentares levantam dúvidas

Dos 2.368 parlamentares em exercício nas 55 principais Casas legislativas brasileiras, 1.608 são candidatos na eleições deste ano.
São 50 senadores, 479 deputados federais, 991 deputados estaduais ou distritais (do DF) e 284 vereadores de capitais.
Desses, 39 afirmaram ter doado a suas próprias campanhas mais do que o patrimônio que declararam possuir.
Muitos outros fizeram autodoações eleitorais que correspondem a mais de 30% de seus bens.
E 49 doaram a suas próprias companhas montantes superiores a R$ 100 mil, o que, conforme a legislação eleitoral, implicaria uma renda anual de pelo menos R$ 1 milhão.
As análises decorrem dos dados recolhidos no projeto Excelências, da Transparência Brasil, o mais completo repositório de informações sobre políticos existente no país.
É responsabilidade do Ministério Público Eleitoral e da Receita Federal examinar todos os casos de candidatos que fazem doações eleitorais incompatíveis com outras informações que prestam.
Veja quem são esses políticos no relatório completo, aqui.
Acompanhe o desempenho dos ministros do Supremo Tribunal Federal no projeto Meritíssimos. Quem mais demora e quem é mais eficiente na resolução de processos, quem tem os melhores indicadores. Pela primeira vez, a percepção de lentidão do Judiciário é explicada com mensurações objetivas. Aqui.
Consulte sempre o projeto Excelências, que traz informações aprofundadas sobre os 2.368 integrantes de todas as principais Casas legislativas brasileiras: processos na Justiça, doações eleitorais, como gastam o dinheiro que recebem e muito mais. Aqui.
Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em jornais e revistas de todo o país. Aqui.
Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições. Aqui.
Acompanhe a Transparência Brasil no Twitter. Aqui.
Transparência Brasil.

***

Nota do blog: Atenção para o esclarecimento abaixo, enviado pela Transparência Brasil.

 

Esclarecimento

Comunicado distribuído hoje a respeito de autodoações eleitorais de candidatos continha um trecho que pode dar lugar a equívoco.
Pessoas físicas são limitadas a doações até 10% de seus rendimentos no ano anterior. Candidatos são sujeitos a um limite de uso de recursos próprios definido pelos seus respectivos partidos.
Dependendo do candidato e do partido, esse limite varia.
Transparência Brasil.

Nenhum comentário: