maio 25, 2011

Imagem do Brasil comprometida com a aprovação do novo Código Florestal

PICICA: O que aconteceu ontem à noite no Congresso Nacional foi uma vergonha. O Congresso está descolocado dos anseios populares e não respeita a ciência brasileira, nem os movimentos sociais. Está saindo caro ao PT o atual arco de alianças. Contando com o apoio dos traíras do PT, todos os partidos da base votaram a favor do Código Florestal de Aldo Rebelo. Em 2012, o PT pode tirar o cavalinho da chuva. Sofrerá uma derrota histórica. Dar anistia para desmatadores e deixar aos Estados o encargo de legislar sobre áreas a ser "derribada" é uma forma de suicídio político nunca visto neste país. Você aí que está parado, é hora do ocupar as ruas.
Aldo Rebelo, segundo o Greenpeace
Câmara aprova anistia a desmatador
 
A Câmara dos Deputados aprovou na noite ontem, por 410 votos a favor, 63 contrários e 1 abstenção, o texto do relator Aldo Rebelo (PC do B-SP) que reforma o Código Florestal. Depois, o governo Dilma Rousseff sofreu sua primeira derrota na Câmara. Por 273 votos a favor, 182 contra e 2 abstenções, os aliados aprovaram a inclusão no Código de concessão de anistia aos produtores que desmataram Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens dos rios e encostas até 2008.
A reportagem é de Marta Salomon e Eugênia Lopes e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 25-05-2011.
Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), a emenda apresentada pelo PMDB e apoiada pela maioria dos partidos da base e de oposição foi considerada uma "vergonha" pela presidente Dilma Rousseff.
O clima da votação do Código foi tenso e acabou em bate-boca entre os governistas.
"Talvez este seja o momento mais tenso desta legislatura. A presidente Dilma considera essa emenda uma vergonha para o Brasil. Ela muda a essência do relatório", afirmouVaccarezza. "Quero que o líder do governo seja interpelado para saber se a presidente realmente falou que o que esta Casa está votando é uma vergonha. Tenho o direito de saber isso", reagiu irritado o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), relator do Código. "Não acredito que a presidente Dilma tenha dito isso", disse o líder do PSDB, deputadoDuarte Nogueira (SP)

Fonte: IHU

Nenhum comentário: