maio 30, 2011

Manuel Castells recomenda : não seja um consumidor passivo de comunicação

PICICA: Segundo o Social Sciences Citation Index Castells foi o quarto cientista social mais citado no mundo no período 2000-2006 e o mais citado acadêmico da área de comunicação, no mesmo período. Entre outras, Castells apresenta sua formulação teórica do que intitula "a cultura da virtualidade real", lembrando que as culturas consistem processos de comunicação e que, uma vez sendo a comunicação baseada em sinais, não há separação entre "realidade" e representação simbólica. Isso é importante para destacar que as relações humanas, cada vez mais, se darão em um ambiente multimídia, cujos impactos ainda estão por serem estudados. (Fonte: Wikipédia, com perdão dos que tem horror a essa ferramenta maneira). Em tempo: Veja abaixo o professor Castells falando para a Multidão, em Barcelona. E se vc ficar animadinho com o que viu, eu te convido: monte a tua propria rede de comunicação, bróder...
Enviado por  em 28/05/2011
El sociólogo Manuel Castells en #acampadabcn (27/05/2011), Plaza de Cataluña. Charla titulada "Comunicación, poder y democracia".

Producido por Vilaweb http://www.vilaweb.tv/?video=6847

***


Manuel Castells: "Comunicação, poder e democracia"



O sociólogo catalão Manuel Castells, para mim a maior referência teórica contemporânea, fala para os acampados de Barcelona.
Ele que participou ativamente do maio de 68, e de forma lúcida e vibrante, continuou atualizando suas elaborações teóricas sobre a sociedade em rede mais do que comprovadas agora com as recentes manifestações que tomam conta das ruas em todo planeta. Não deixem de ver os vídeos postados abaixo e consultar todo arsenal teórico deste grande amigo. Material indispensável para compreendermos o período histórico que estamos vivendo.

Fonte: Blog do Marcelo Branco

Nenhum comentário: