maio 16, 2011

“Imagens Humanas” com o fotógrafo João Roberto Ripper, que dá voz aos excluídos

PICICA: "Quinta-feira, dia 19 de maio, nosso papo será com o premiado fotógrado João Roberto Ripper. Suas imagens tem como proposta colocar a fotografia a serviço dos Direitos Humanos. Conheça o trabalho em: http://imagenshumanas.photoshelter.com/. O debate começa às 22:00h e terá a mediação de Bemvindo Sequeira. Rede Liberdade (http://redeliberdade.net/video-chat/)
Enviado por em 22/07/2010
Acompanhe com a Ímã Foto Galeria, o "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas". Dividido em 5 partes com Direção de Egberto Nogueira, o especial estará sendo apresentado durante os meses de julho e agosto. A proposta profissional do fotógrafo João Roberto Ripper é colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos com o intuito de lutar por essa igualdade. E é essa sensibilidade e desprendimento com seu próprio "ego", que tornam o fotógrafo, um profissional renomado, e admirado não só por críticos de arte, mas pela uma população inteira.É com grande satisfação que a Ímã Foto Galeria apresenta para todos vocês, a Parte I do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas".
Enviado por em 29/07/2010
Acaba de ir para o ar no canal do Youtube da Ímã Foto Galeria a " Parte II do Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas". Acompanhe nesta segunda parte, a incrível história de documentação do " Massacre de Eldorado dos Carajás", em 1996, em que ele e o fotógrafo Sebastião Salgado tiveram juntos na boléia do mesmo caminhão para fotografarem o transporte dos caixões dos sem-terra mortos no massacre; resultando em uma das mais importante fotografias do trabalho de ambos.
Na segunda parte, o fotógrafo João Roberto Ripper também vai falar da importância da parceria com as pessoas em que ele fotografa " É essa parceria com as pessoas que me permite conhecer suas histórias e assim vai se conseguir traduzir a realidade", Ripper. Também o fotógrafo vai falar sobre o seu trabalho com as luzes naturais e seu trabalho em preto e branco. Dividido em 5 partes com Direção de Egberto Nogueira, o especial estará sendo apresentado durante os meses de julho e agosto. A proposta profissional do fotógrafo João Roberto Ripper é colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos com o intuito de lutar por essa igualdade. E é essa sensibilidade e desprendimento com seu próprio "ego", que tornam o fotógrafo, um profissional renomado, e admirado não só por críticos de arte, mas pela uma população inteira.É com grande satisfação que a Ímã Foto Galeria apresenta para todos vocês, a Parte II do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas". Acompanhe com a Ímã esse especial.

Enviado por em 07/08/2010
Acaba de ir para o ar no canal do Youtube da Ímã Foto Galeria a " Parte III do Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas". Acompanhe nesta terceira parte, o documento do trabalho infantil e a escravidão no Brasil. Nesta terceira parte, João Roberto Ripper vai apresentar o livro "Imagens Humanas"; uma coletânea com 195 fotos , produzidas ao longo de 35 anos de imersão em lutas sociais, por ele abraçadas como ideais de vida,retratando o cotidiano duro e belo de camponeses, trabalhadores em situação de escravidão, povos indígenas, moradores de favelas, ribeirinhos, assentados, quilombolas e tantos outros brasileiros, cujas imagens se traduzem em densos depoimentos visuais de suas histórias. A terceira parte do 'Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas" conta também com depoimento do fotojornalista João Bittar e do curador do livro "Imagens Humanas",Dante Gastoldoni.Dividido em 5 partes com Direção de Egberto Nogueira, o especial estará sendo apresentado durante os meses de julho e agosto. A proposta profissional do fotógrafo João Roberto Ripper é colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos com o intuito de lutar por essa igualdade. E é essa sensibilidade e desprendimento com seu próprio "ego", que tornam o fotógrafo, um profissional renomado, e admirado não só por críticos de arte, mas pela uma população inteira.É com grande satisfação que a Ímã Foto Galeria apresenta para todos vocês, a Parte III do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas". Acompanhe com a Ímã esse Especial.

Enviado por em 12/08/2010
Acaba de ir para o ar no canal do Youtube da Ímã Foto Galeria a " Parte IV do Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas". Conheça nesta quarta parte, um pouco mais do livro "Imagens Humanas"; com as palavras do próprio Ripper: " O livro é uma exposição das pessoas e temas que eu fotografo; através dos sentimentoos. São núcleos de fotos que representam o amor, a dor, a resistência e a alegreia.". Na quarta parte o fotógrafo João Roberto Ripper vai comentar foto-a- foto; falando sobre a história de vida das pessoas que fotografa. A quarta parte conta com depoimento do fotógrafo Walter Firmo e também com a história de uma fotografia comovente do enterro de uma índia Guarani Kaiowá, expulsa de sua aldeia e de suas terras no município de Arueira, no Mato Grosso do Sul. Dividido em 5 partes com Direção de Egberto Nogueira, o especial estará sendo apresentado durante os meses de julho e agosto. A proposta profissional do fotógrafo João Roberto Ripper é colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos com o intuito de lutar por essa igualdade. E é essa sensibilidade e desprendimento com seu próprio "ego", que tornam o fotógrafo, um profissional renomado, e admirado não só por críticos de arte, mas pela uma população inteira.É com grande satisfação que a Ímã Foto Galeria apresenta para todos vocês, a Parte IV do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas". Acompanhe com a Ímã esse Especial.
Enviado por em 14/09/2010
Aqui é onde o coração de João Roberto Ripper bate mais forte. A última parte do "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas ", foca totalmente nos projeto sociais que Ripper desenvolve junto as comunidades brasileiras, formando novos fotográfos como na "Agência Escola Imagens do Povo",criado pelo fotógrafo João Roberto Ripper, em 2004 como parte do projeto pedagógico Observatório de Favelas. O Imagens do Povo é um centro de documentação e formação de fotógrafos documentaristas. Nas palavras de João Roberto Ripper:

" Eles estão invertendo um pouco a ótica dos financiados..São pessoas que não são financiadas por projetos para serem serviçais de uma classe média, mas são pessoas que são financiadas para se formarem como pensadores;como questionadores e como pessoas que querem mudar uma realidade. As fotografias destes fotógrafos populares são fotos que mostram a favela pela inclusão, a favela que é sempre vista pela ausência começa a ser vista pela presença de fazeres. Isto é um ponto crucial para a mudança de nossa realidade urbana; olhar os espaços populares pelo que eles fazem e não pelo que falta."

João Roberto Ripper
fotógrafo



Dividido em 5 partes com Direção de Egberto Nogueira, o especial foi apresentado , durante os meses de julho e agosto, no canal da Ímã Foto Galeria do Youtube. A proposta profissional do fotógrafo João Roberto Ripper é colocar a fotografia a serviço dos direitos humanos com o intuito de lutar por essa igualdade. E é essa sensibilidade e desprendimento com seu próprio "ego", que tornam o fotógrafo, um profissional renomado, e admirado não só por críticos de arte, mas pela uma população inteira. Neste ano, o fotógrafo Ripper foi contemplado com o XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, na categoria: Documentação Fotográfica/Registro das transformações do cotidiano na sociedade.Foi com grande satisfação que a Ímã Foto Galeria apresentou para todos vocês o: "Especial João Roberto Ripper -- Imagens Humanas" -- Parte I e Parte II, Parte III, Parte IV e Parte V.

Nenhum comentário: