maio 19, 2011

Projeto Nós & Voz celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com uma caminhada, sábado, 21

PICICA: "Unidos eles celebram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de Maio) na companhia dos estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade do Estado do Amazonas, comprometidos em dialogar, propor e construir possibilidades de redução do preconceito e efetiva inclusão social das pessoas com transtorno mental e pessoas com deficiência mental."


PROJETO NÓS & VOZ
(Travessa S. Geraldo, 68 - Bairro de S. Geraldo – Tel.: 3308-4932)
Universidade do Estado do Amazonas / Associação Chico Inácio
Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de Maio

Caminhada pela Inclusão Social com Economia Solidária
Realização: Associação Chico Inácio-Universidade do Estado do Amazonas
Apoio: CUT-AM
Programação

Data: 21 de Maio, Sábado


Concentração: em frente do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro às 08h00

Percurso: Av. Constantino Nery – Rua Pará – Av. Djalma Batista – Rua João Valério


Manifestação nos sinais de trânsito: Av. Constantino Nery c/Rua Pará; Av. Djalma Batista c/Rua Pará; Av. Djalma Batista c/Rua João Valério


Atividade: Divulgação do Projeto Nós & Voz, de inclusão social de pessoas com transtorno mental, pessoas com deficiência mental, seus familiares e pessoas da comunidade em situação de vulnerabilidade social. Distribuição de panfletos e balas de chocolate, com endereço para encomendas. Contato: 9985-8121.


***


NOTA PARA IMPRENSA: Pessoas com transtorno mental foram submetidas nos últimos duzentos anos à violência disciplinar das instituições psiquiátricas. Ali eram privadas da sua subjetividade e da sua história. Afastados do convívio social, perdiam o nome e seus objetos pessoais. Suas falas e ações eram desmoralizadas e a perda de privacidade era total. Ao perder seus direitos civis, junto com ela perdiam a autonomia e a potência para decisões. Des-historicizados e desterritorializados de sua própria realidade, os mais pobres, privados de qualquer valor contratual, de condições sociais e econômicas que possibilitem trocas sociais, tiveram suas vidas interrompidas. Num ponto essa realidade se aproxima das pessoas com deficiência mental. Estigmatizados, eles também são, igualmente, submetidos à violência simbólica, no caso o da cultura do déficit, agravadas pela carência e precariedade dos serviços de educação, o que limita severamente suas oportunidades de inclusão social. Para enfrentar a imposição de significados consagrados por uma ideologia que legitima e justifica as diferenças, excluindo-as do convívio social, estes dois segmentos tornaram-se parceiros no Projeto Nós & Voz – projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas – proposto pela Associação Chico Inácio (filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial), que tem como objetivo a inclusão social através da Arte e da Economia Solidária. São parceiros do Projeto: o CETAM, a Universidade do Papel, a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Formação em Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Unidos eles celebram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de Maio) na companhia dos estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade do Estado do Amazonas, comprometidos em dialogar, propor e construir possibilidades de redução do preconceito e efetiva inclusão social das pessoas com transtorno mental e pessoas com deficiência mental.

Manaus-Amazonas-Brasil – Maio de 2011

Nenhum comentário: