janeiro 08, 2012

"Curta o Gênero" - discutindo e reinventando as relações de gênero

PICICA: "O Curta O Gênero 2012 vem aí com a proposta de ser um espaço de discussão e reinvenção das relações de gênero. Machismo, homofobia, racismo, misoginia e discriminação não são comportamentos naturais. Precisamos lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Se você tem um vídeo de curta metragem sobre essa temática inscreva-se na mostra."

Curta O Gênero

O projeto “Curta O Gênero” é uma mostra nacional audiovisual, que conta também com seminários, oficinas e outras atividades. Sua proposta é contribuir para a mudança por meio da difusão de produções audiovisuais comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero e, com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. O Projeto, em toda sua amplitude, assume um compromisso sócio-político com a construção de uma cultura de liberdade, solidariedade e justiça em suas múltiplas possibilidades performáticas.
A Mostra Curta O Gênero acontecerá em Fortaleza, de 07 a 11 de março de 2012, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.Terá a curadoria composta pelo antropólogo Richard Parker, cientista político, diretor-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) e diretor do Centro de Gênero, Sexualidade da Columbia University – NY; pela cineasta e coordenadora geral do Cine Ceará Margarita Hernández e; pelo psicólogo e diretor da Fábrica de Imagens, Marcos Rocha.
Até 10 de fevereiro de 2012, a Fábrica de Imagens recebe filmes curta-metragem, documentário ou ficção, para serem exibidos no “Curta O Gênero 2012 – Mostra Nacional Audiovisual/ Seminários / Itinerâncias”. As inscrições podem ser feitas no site:www.curtaogenero.org.br. O material deve ter como elemento central as relações de gênero em qualquer espaço e nas suas intersecções com questões de violência contra mulher, masculinidades, paternidade, diversidade sexual, raça, classe, exploração sexual, dentre outros.

O Curta O Gênero terá como convidados João Silvério Trevisan (escritor), Suzy Capó (fundadora do Festival Mix Brasil – SP), Vagner de Almeida (Cineasta), Bia Barbosa (Jornalista/Intervozes-Coletivo Brasil de Comunicação Social-SP), Betânia Ávila (Doutora em Sociologia, Coordenadora Geral do SOS Corpo), Marcelo Natividade (Antropólogo, Pós-Doutor e professor do Deptº de Ciências Sociais-UFC), Zelma Madeira (Profª. Doutora em Sociologia-UECE), Benedito Medrado (Doutor em Psicologia Social-PUC/ SP e Instituto PAPAI) e o escritor João Silvério Trevisan (SP). Além destes, a produção aguarda a confirmação do quadrinista Laerte (SP).
Na programação do evento estão previstas ainda mostras escolares, oficinas e minicursos para educadores, alunos da rede pública de ensino, Pontos de Cultura, organizações de gênero/mulher e congêneres, governamentais e não governamentais em 10 cidades do interior do Ceará. Concomitante à mostra haverá um seminário que reunirá pesquisadores (as) e movimentos sociais em mesas de discussão.
O Curta O Gênero 2012 vem aí com a proposta de ser um espaço de discussão e reinvenção das relações de gênero. Machismo, homofobia, racismo, misoginia e discriminação não são comportamentos naturais. Precisamos lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Se você tem um vídeo de curta metragem sobre essa temática inscreva-se na mostra.

Nenhum comentário: