dezembro 01, 2012

"Direito à saúde mental: a pedido do Ministério Público, Justiça determina intervenção em hospital psiquiátrico em Sorocaba"

PICICA: "A atuação do Ministério Público Federal na área está pautada nas diretrizes da Lei 10.216/2001, que redireciona o modelo de assistência em saúde mental a partir da promoção e defesa dos direitos humanos e da reorientação do atual modelo hospitalocêntrico." 


Nº 119 - Brasília, 29 de novembro de 2012.



Direito à saúde mental: a pedido do Ministério Público,
Justiça determina intervenção em hospital psiquiátrico em Sorocaba

Atendendo a solicitação feita pelo Ministério Público, numa estratégia conjunta entre Ministério Público Federal e Ministério Público de São Paulo, o Tribunal de Justiça do Estado concedeu ontem (28/11) liminar determinando a intervenção do hospital psiquiátrico Vera Cruz, localizado na cidade de Sorocaba/SP. 

Com isso, o poder público municipal deverá assumir diretamente a gestão da unidade até que os 405 pacientes atualmente atendidos sejam transferidos para outras residências terapêuticas ou centros de atendimento psicossocial. 

De acordo com a decisão, a Prefeitura deverá indicar em até 24 horas um gestor e um médico clínico supervisor, além de realizar avaliação psiquiátrica e psicossocial em todos os pacientes (inclusive com indicação de projeto terapêutico individualizado) e impedir novas internações, dentre outras medidas.

O hospital Vera Cruz - que é particular, mas recebe recursos do estado e da União por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) - vem sendo alvo de denúncias de maus-tratos a pacientes. Em outubro deste ano, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - representada pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Jefferson Aparecido Dias, e pela Procuradora da República Lisiane Braecher - participou de censo psicossocial dos pacientes internados na unidade. 

O levantamento teve como objetivo criar condições para a desinstitucionalização dos internos e obter dados para subsidiar a formulação de políticas públicas de saúde mental, álcool e outras drogas na região.

Também está sendo elaborado pelo grupo estratégico composto pelo MPF e MP/SP para atuar na questão proposta de Termo de Ajustamento de Conduta envolvendo União, estado e município. O objetivo é implementar política de desinstitucionalização psiquiátrica na região de Sorocaba, além de outros aspectos.

A atuação do Ministério Público Federal na área está pautada nas diretrizes da Lei 10.216/2001, que redireciona o modelo de assistência em saúde mental a partir da promoção e defesa dos direitos humanos e da reorientação do atual modelo hospitalocêntrico.


Nenhum comentário: