agosto 01, 2008

Nota da Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos para o governo do estado do Rio Grande do Sul

Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Exma Sra Yeda Rorato Crusius
Governadora do Estado do Rio Grande do Sul

Ilmo. Sr. Osmar Gasparini Terra
Secretário de Estado da Saúde

É com extrema preocupação que a ABORDA – Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos – recebe a notícia de que a Seção Estadual de DST/Aids de Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, não conta com mais nenhum consultor responsável pela área técnica de Redução de Danos. Segundo os relatos que tivemos, os antigos consultores não tiveram seus contratos renovados, e não foram substituídos por nenhum outro técnico, seja na coordenação de Aids, seja em qualquer outra estrutura da Secretaria de Saúde.

Isto é extremamente grave. O trabalho de Educação Permanente levado a cabo pelos técnicos, em parceira com a Escola de Saúde Pública, era de extrema relevância para a construção de uma política de atenção integral a pessoas que usam álcool e outras drogas. Diante do que, perguntamos: pretende este governo desenvolver um “Plano Emergencial para o Crack”, sem a colaboração de pessoas que pensam a Redução de Danos? Crêem ser possível precindir de alguma tecnologia de cuidado, diante de um problema tão complexo?

Rogamos aos gestores do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a sensibilidade para o problema, e o compromisso em resolvê-lo. Sabemos que quando há vontade política, as soluções costumam ser encontradas. É a este senso de responsabilidade que apelamos.

Atenciosamente.

ABORDA – Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos
Posted by Picasa

Nenhum comentário: