janeiro 07, 2010

O anti-jornalismo da CBN Manaus


Nota do blog: Os últimos acontecimentos envolvendo o jornalismo praticado pela CBN Manaus nos leva a conclusão de que ali se pratica um anti-jornalismo (exceção aos que não obedecem caninamente o patrão). Mal se disfarçam os interesses pessoais e políticos em jogo. Aliado do ex-governador Amazonino Mendes - atual prefeito de Manaus -, o proprietário da CBN abusa das suas prerrogativas jornalísticas, joga farofa no ventilador alheio e compromete a imagem daqueles a quem ele se propõe a apoiar politicamente. A oposição não precisa de mais nada para tocar fogo no arraial. Temos um incendiário de plantão. Veja a prática desse mau jornalismo.

Este é um vídeo de lamento pelo jornalismo brasileiro. Quando o dono de um veículo de comunicação, pessoalmente, pega microfone, gravador, um repórter a tiracolo e se encaminha ao gabinete de uma secretária municipal para inventar fatos, injuriar e com truculência utilizar a representação de uma rádio respeitável como a CBN para disfarçar a realidade dos acontecimentos.

Quem você vai ver agora é o Ronaldo Lázaro Tiradentes de verdade, fora do seu programa matinal e da edição feita por ele mesmo, em que chega a agredir com gestos e acusações falsas a titular de uma Secretaria que o recebeu cordialmente em seu gabinete, e se surpreendeu com uma abordagem pouco jornalistica, mas sim descontrolada pelo notório tom de voz acima dos decibéis aceitáveis para uma conversa em um gabinete.

A motivação que o senhor Ronaldo Tiradentes não contou em "seu" programa. Os fatos:

1- No último sábado (02/08/08), com a sede da Rádio Tiradentes em obras, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) impediu o corte de uma árvore sem licença (a sede da rádio fica nos fundos da Secretaria).

2- Na segunda-feira seguinte (04/08/08)o comunicador em questão agendou uma conversa com a titular da Secretaria, Luciana Valente. Ao invés de uma conversa pessoal sobre a árvore que tentava derrubar de forma irregular, o mesmo interpelou a secretária de modo grosseiro sobre uma outra árvore, a qual acusava a Semma de ter derrubado, sendo que a mesma foi removida logo após ter tombado por conta das chuvas do mês de ABRIL (o que seria um inédito furo de reportagem de um fato de 4 MESES ATRÁS).

A conversa que se segue sobre "carros estacionados" é sobre outro episódio, quando há cerca de um mês desta gravação, o mesmo comunicador criticava ao vivo, e diariamente a Secretaria por atrapalhar o trânsito ao estacionar dois ônibus nas proximidades do órgão, por cerca 30 minutos, somente para carga e descarga de pessoal e materiais de um projeto de educação ambiental com alunos em idade escolar.

Mesmo sem indicação de que o estacionamento seria irregular, o órgão retirou os ônibus do local que é agora ocupado, em ambos os lados da rua, pelos carros de um candidato a prefeitura de Manaus, que historicamente sempre contou com o apoio de tal comunicador e agora silencia-se sobre o incoveniente.

Assista ao vídeo, e julgue por si mesmo: 1- Esta é realmente a postura de um dono de empresa de comunicação? 2- Se o comunicador está realmente revoltado elo suposto corte irregular de uma árvore por parte da Secretaria, Porque esperou passar 4 MESES?

Nenhum comentário: