janeiro 07, 2010

RJ: Moradores de ocupação na Lapa temem despejo


Apresentação de fotos dos prédios e arquitetura em geral da Lapa, bairro do Rio de Janeiro, berço da boemia e malandragem.

"Palhaço" é a música de fundo,uma composição de Egberto Gismonti.

Também são apresentadas fotos dos graffitis nas paredes e muros que estão em algumas ruas do bairro, frequentado por intelectuais e malandros, prostitutas e sambistas até meados da década de 1960.

A Lapa teve moradores ilustres como Manuel Bandeira, Candido Portinari e Carmem Miranda. Além disso, por suas ruas e esquinas transitaram Noel Rosa, Geraldo Pereira, Villa-Lobos, Madame Satã, a figura emblemática do bairro, entre outros.

***

RJ: Moradores de ocupação na Lapa temem despejo

Com Agência de Notícias das Favelas, do Rio de Janeiro

Os moradores da ocupação da Rua Visconde de Maranguape, número 09, na Lapa, temem o despejo que poderá ocorrer ainda essa semana. O prédio em questão está situado próximo à sala Cecilia Meireles e faz parte do corredor cultural.

O local conta, segundo os moradores, com quase oitenta quartos, cada um representando uma família. Os moradores dizem que desde o mês passado foram notificados pela prefeitura que deveriam desocupar o imóvel.

“Hoje estivemos no local e conversamos com os moradores”, relata a ANF. Alguns já residem na ocupação há 24 anos, como é o caso de Barbosa, aposentado, 58 anos, que disse que uma comissão estará reunida nessa terça-feira (05) com o secretário de habitação Jorge Bittar.

Barbosa afirmou que “há possibilidade de negociação” e citou quais seriam: “A primeira seria ficar, pois não temos para onde ir. A segunda seria uma indenização para cada um. E a terceira um lugar, uma casa para ficar na localidade.”

Fonte: www.consciencia.net/agencia

Nenhum comentário: