O Hospital Psiquiátrico São Pedro solicitou uma Audiência Pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente para debater "as condições do HPSP" com objetivo de exigir mais investimentos de recursos do SUS no hospital. A preocupação é que no lugar de fazer cumprir a Reforma Psiquiátrica estejam querendo Reformar o Hospital Psiquiátrico. A Audiência Pública ocorrerá no dia 14 de julho, as 9h e 30 min. no Plenarinho da AL.
É importante fazer um contraponto junto aos Deputados chamando a atenção para a necessiade de redirecionar os recursos para maiores investimentos na rede de serviços substitutivos, visto o aumento dos leitos psiquiátricos nos hospitais gerais que já vem ocorrendo no estado.
Será importante que os professores também participem e que também estimulem seus alunos a se fazerem presentes, pois suas contribuições serão fundamentais para qualificar o debate em defesa do cumprimento das diretrízes do SUS e da Reforma Psiquiátrica! Pedimos a contribuição de todos na divulgação deste convite.
Aguardamos todos lá!
Att.
Ivarlete Guimarães de França
Conselheira Estadual de Saúde - CES/RS
Nota do blog: A mesma fonte infoma que "A moda parece ser a marca dos governos do PSDB, pois no estado do RS, o CESRS recebeu o RAG - Relatório Anual de Gestão, onde constatamos a contratação, com recursos do SUS, de 21 comunidade terapêuticas para o atendimento de álcool e outras drogas, em especial o crack, e também a contratação de 22 entidades da mesma modalidade, bem como a contratação de 361 vagas em comunidade Terapêutica em 15 CRS, onde 230 destas vagas são para adultos masculinos, 65 para adolescentes masculinos, 56 para adultos feminino e 10 para adolescente femininos, superando o investimento nos CAPS AD. Estas Comunidades Terapêuticas não se articulam com a rede de serviço substitutivo e caracterizam a terceirização/ privatizaçã o da Saúde Pública e o descumprimento da Resolução dos Conselho Nacional e Estadual de Saúde - RS e fragilizam a Reforma Psiquiátrica e o SUS no estado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário