agosto 07, 2010

Curso de ilustração botânica no JB de Manaus

 Curso de ilustração botânica no JB de Manaus

O Museu da Amazônia (Musa) e o Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus (JB de Manaus)  promoverão,  entre os dias 26 e 28 de agosto, o curso de ilustração botânica com Maria Alice de Rezende, ilustradora do  Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). O curso tem por objetivo ensinar técnicas de ilustração em grafite e nanquim, disponibilizando 15 vagas com inscrições no valor de R$ 20,00. 

Lembramos que o curso será realizado no Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus, mas as inscrições serão realizadas na sede administrativa do Musa.  Abaixo você pode conferir algumas informações, assim como o currículo da instrutora e um texto explicativo sobre Ilustração Botânica. 

Curso de Ilustração Botânica
15 vagas
Para pessoas acima de 18 anos
Inscrição: R$ 20,00
Período:26, 27 e 28 de Agosto de 2010
Horário: 09h às 12h
Local: Jardim Botânico Adolpho Ducke
Av. Uirapuru, bairro Cidade de Deus, Manaus – AM

 Local de Inscrições
Museu da Amazônia (Musa)
End.: Av. Constelação, Nº 16, Conj. Morada do Sol. Cep.: 69060-081. Aleixo. Manaus/AM
Fone: 92 3236-3079/9197 

Currículo - Maria Alice de Rezende
Formada em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Iilustração Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ). Com aperfeiçoamento no New York Botanical Garden, e Royal Botanic Gardens Kew- Londres, como vencedora da bolsa artística da Fundação Botânica Margaret Mee- 2004. Com trabalhos publicados em livros e periódicos no Brasil e exterior. E trabalhos selecionados para exposições em Chicago, St. Louis, Illinois, New York, Washington, Albany, Tókio, e Londres. Ganhadora do prêmio The Anne Ophelia Dowden Award 2009 de ilustração botânica. Atualmente ilustrando em projetos para pesquisadores no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 


A Ilustração Botânica
por Maria Alice de Rezende
      A ilustração botânica é uma forma de representação da natureza difundida universalmente, e como muitos gostam de dizer: “uma forma de arte que é ciência”. Mas  acima de tudo é uma demonstração de admiração e respeito à natureza.
     Ao observarmos uma planta atentamente podemos ver que detalhes como  folhas,  pétalas e ramos podem estar próximos ou afastados, podem ser lisos ou ásperos, cobertos por suaves pêlos ou mesmo ornados por espinhos. Em relação as cores, podemos notar sutis variações, como um branco que pode ter  tons de verde, amarelo, ou rosa. As variações são infinitas. Aos olhos do ilustrador botânico nenhum destes pequenos detalhes poderá escapar. Às vezes perde-se tempo tentando desvendar um emaranhado de pequenas folhas ou estames, até entender-se toda sua estrutura. Na maioria das vezes o auxílio de um pesquisador é indispensável, para a total compreensão.
    É importante conhecer profundamente a espécie para a realização de um trabalho de boa qualidade artística, e ao mesmo tempo, fidelidade a  planta representada.
    O trabalho de ilustração apóia o texto descritivo e tem como função deixar claras as características da planta descrita, por isso a importância da fidelidade na representação. O compromisso com a realidade está na consciência de cada ilustrador, ao lembrar que seu trabalho é um documento orientando ou desviando um pesquisador que, impossibilitado de ter a planta viva para observar, às vezes por tratar-se de uma espécie já extinta, terá apenas a ilustração para sua análise. Tradicionalmente, a aquarela e o nanquim são as  técnicas mais utilizadas na ilustração botânica. A planta a ser ilustrada deve conter o maior número de informações possíveis, ou seja, a planta em vários estágios de desenvolvimento, com botões, flores abertas, murchando, frutos verdes e maduros, se possível. O desenho inicial é feito a grafite em proporções reais, com a planta em uma posição que mostre claramente todos os detalhes fundamentais que a diferem de outras espécies.
Depois de finalizar a montagem da prancha suavemente em grafite é hora da montagem final e da cobertura em nanquim ou aquarela, se preciso for, com o auxílio de uma lupa. A riqueza de detalhes quase imperceptíveis é uma característica marcante da Ilustração Botânica. A ilustração de uma só planta pode levar algumas semanas ou vários meses, trabalho que requer extrema dedicação e paciência.

Nenhum comentário: