agosto 13, 2010

Descaso tucano: prefeituras paulistas pagam a conta do SAMU

Imagem postada em dicasdotimoneiro.com.br
Governo dificulta ampliação do SAMU
(1'19'' / 309 Kb) - São Paulo é o único estado do Brasil que não paga o financiamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O serviço, que existe desde 2003, faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e é financiado de forma conjunta pelo governo federal e pelos estados e municípios. Em São Paulo, com a não contribuição da cota pelo governo do estado, os municípios são obrigados a arcar com as despesas municipais e estaduais.

50% do custo do SAMU é financiado pelo governo federal e os outros 50% devem ser divididos entre estados e municípios. Em audiências para discutir o orçamento do estado de São Paulo para 2011, prefeitos mostraram insatisfação com o pagamento da conta estadual. O posicionamento do governo, segundo eles, impede que os municípios façam novos convênios com o governo federal e ampliem a extensão do atendimento do SAMU.

Os profissionais do SAMU atendem a população na rua ou em domicílio nos casos de emergência. O serviço chega a até 106 milhões de brasileiros em todas as regiões. E quem quiser solicitar o atendimento pode ligar gratuitamente no número 192.

De São Paulo da Radioagência NP, Aline Scarso.

12/08/10

Nenhum comentário: