novembro 27, 2010

Como agir no território mental para desprogramar o software da cultura do medo e inovar com confiança

PICICA: "O medo e a violência desafiam todas as relações: consigo mesmo, com a família, amigos, trabalho, cidade, ambiente, mundo... Ou seja, com o presente e o consequente futuro. Se o que se experiencia como medo até certo ponto protege, ao virar cultura ele serve para dominar, isolar e fragmentar a ação nos territórios; para ocupar territórios; para dirigir a atenção da maioria e colocá-la focando o mesmo ponto: a procura dos “culpados de plantão”, dos “salvadores da pátria” e dos “paraísos” prometidos pela religião do consumo, inclusive da (in)segurança."

Desprogramar o Software da Cultura do Medo e Inovar com Confiança
Localização:
Instituto Rio Carioca, Salão Parque do Flamengo
Rua Barão do Flamengo, 32, 11º andar - Flamengo - Rio de Janeiro.
Río de Janeiro, Colombia


Dias 11 e 12 de Dezembro, das 9h30m às 18h, no Instituto Rio Carioca-Flamengo

COMO AGIR NO TERRITÓRIO MENTAL PARA 
DESPROGRAMAR O SOFTWARE DA CULTURA DO MEDO E INOVAR COM CONFIANÇA 

WorkLife do
Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques
Certificação pelo IMS-Instituto da Mente Sustentável
Colaboração: Profa. Estelita de Amorim Ouriques

Objetivo
Trabalharemos práticas e conteúdos de Gestão da Mente 
(do fluxo de pensamentos, afetos e percepções), metodologia reconhecida acadêmica e internacionalmente, para habilitar o participante:

1. a compreender de forma crítica e reflexiva a origem, as intenções e as ações da cultura do medo e da violência; 
2. a deixar de exteriorizar de forma absoluta o mal;
3. a resgatar a responsabilidade e a confiança em si e nas relações;
4. a fortalecer o discernimento e a capacidade de ação transformadora diante do perigo e das oportunidades que se apresentam.

Portanto, a agir com maior autonomia cidadã em suas vidas e carreiras. Através de seu exemplo, o participante passa a intensificar a multiplicação, em suas redes e organizações, de atitudes mais sustentáveis e democráticas nos territórios. 

Contexto
O medo e a violência desafiam todas as relações: consigo mesmo, com a família, amigos, trabalho, cidade, ambiente, mundo... Ou seja, com o presente e o consequente futuro. Se o que se experiencia como medo até certo ponto protege, ao virar cultura ele serve para dominar, isolar e fragmentar a ação nos territórios; para ocupar territórios; para dirigir a atenção da maioria e colocá-la focando o mesmo ponto: a procura dos “culpados de plantão”, dos “salvadores da pátria” e dos “paraísos” prometidos pela religião do consumo, inclusive da (in)segurança. 

A mídia concentrada pluga no Território Mental das pessoas para fazer o download mais recente do medo, e elas rodam para si mesmas e para as outras este software inconsciente, “naturalizado” e totalizante. Tal cenário psico-político interessa à tomada de decisões de grande impacto, que assim escapam do olhar crítico e participativo da sociedade: o medo é o primeiro inimigo do cidadão livre, da liderança criativa, autoral, sustentável e democrática. 

Os três setores estão pressionados pelo estado mental do medo. Exigem a ordem. Mas qual ordem, qual a fonte de referência para tal ordem, se a mesma Sociedade entende que Liberdade é a ausência de qualquer Limite, que seria sempre autoritário? 

Como se comportar diante desta irracionalidade que de um lado ameaça e de outro legitima ações discriminatórias e de violência crescente? Como tornar-se mais alerta e menos tenso? Como educar as crianças? Como não retro-alimentar a indústria do medo? A quem interessa o medo? Como este medo se articula com os outros medos: o do desemprego, do fim das garantias sociais, da guerra ao terror, das crises e catástrofes em série? Como inovar de maneira mais sustentável e democrática neste cenário?

Como tudo nasce no Território Mental (o lugar do fluxo dos pensamentos, afetos e percepções), o que é instalado nele cresce e frutifica. 

Programa
A Origem Epistemológica do Medo e da Violência; 
O Medo Ocidental da Morte e do Universal;
A Exteriorização Absoluta da Violência para o Outro; 
O Desejo da Sustentabilidade, da Democracia, dos Direitos Humanos e do Vigor da Diversidade; 
Ordem, Cultura e Natureza;
O Medo, a Liberdade e o Limite no Corpo;
Práticas de Desintoxicação do Território Mental;
A Descoberta por Si Mesmo de Como Agir.

Certificado
Este WorkLife tem certificado pelo Instituto da Mente Sustentável.

Data
11 e 12 de Dezembro de 2010, Sábado e Domingo, das 9h30m às 18h.

Local
Instituto Rio Carioca, Salão Parque do Flamengo: Rua Barão do Flamengo, 32, 11º andar - Flamengo - Rio de Janeiro.

Preço
300 reais em depósito à vista até o dia 06 de Dezembro;
350 reais à vista no dia 11 de Dezembro;
400 reais em duas vezes, sendo a primeira em depósito até o dia 06 de Dezembro e a segunda em pré-datado até 06 de Janeiro de 2011. 

Informações e inscrições:
evouriques@terra.com.br

O Prof. Dr. Evandro Vieira Ouriques
http://www.evandrovieiraouriques.com/

Evandro Vieira Ouriques é conhecido por sua capacidade de potencializar processos de transformação de atitude. 

 
Transdisciplinar desde 1984, tem vivência intensa com a Diversidade humana, atuando com sucesso em muitos níveis da escala social e em muitos ramos da atividade profissional. 

De acordo com o Reputation Institute, de NY, é o melhor acadêmico do mundo deste ano. Recebeu o Prêmio Best Scholar 2010, por ter criado a metodologia Gestão da Mente Sustentável: o Quarto Bottom Line, que o colocou ao lado dos maiores pensadores do mundo no campo da teoria da gestão, como Prahalad e Prakashi Sethi.

O Prof. Evandro criou e sustenta um novo campo de conhecimento, a Economia Psico-política da Comunicação, que tem como orientação o pragmatismo utópico, e dentro da qual está sua metodologia Gestão da Mente, e o conceito Território Mental, que permite o re-desenho de vidas, carreiras, redes, organizações e instituições através de efetiva mudança de mindset: http://www.reputationinstitute.com/community/hall-of-fame

Coordena o NETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência, da Escola de Comunicação da UFRJ, que tem entre suas principais atividades o Curso de Extensão JPPS-Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, que criou em 2007 em convênio com a ANDI-Agência de Notícias dos Direitos da Infância, e o convênio com o Coletivo Brasil de Comunicação Social INTERVOZES, o Laboratório de Políticas de Comunicação-LaPCom, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, a Rede de Observatórios de Imprensa-RENOI, a UNESCO-Brasil e a UNESCO-Paris para a aplicação-piloto no Brasil dos Indicadores do Desenvolvimento da Mídia. 

O Dr. Ouriques é também Cientista Político, Jornalista, Designer, Curador e Conservador de Obras de Arte, Gestor Cultural, Terapeuta de base analítica, Consultor, Conferencista de renome internacional e Escritor. 

Autor de muitos livros, catálogos e artigos de opinião e científicos publicados no Brasil e no Exterior, inclusive pela ONU e a UNESCO, é conhecido como ativista e acadêmico de ponta. 

A Profa. Estelita de Amorim Ouriques

Estelita Oliveira de Amorim Ouriques é conhecida por sua intensa capacidade de transformar atitudes e estados de saúde. Escuta, observa, intui, movimenta e coopera para o re-desenho do sujeito no mundo. 

É yogaterapeuta, professora de Yoga Integral, massoterapeuta ayurvédica e terapeuta Dorn. Tem especialização também em Yoga para Gestantes, para Crianças e para Terceira Idade

Sua metodologia própria está fundada em profundo conhecimento da relação entre Coluna & Articulações, Respiração e Estados Mentais. 

É consultora-associada do NETCCON-Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência.ECO.UFRJ, bacharel em Turismo, com extensa formação em sistemas indianos ancestrais e modernos de cura, dança multi-cultural, anti-ginástica, tarot e cristaloterapia.

Com mais de 20 anos de experiência, está entre as mais importantes professoras de Yoga Integral do Brasil.

Membro da Associação Nacional de Yoga Integral e do Sindicato dos Profissionais de Yoga do Estado do Rio de Janeiro, conduz jornadas, cursos e oficinas criativas, e realiza atendimentos pessoais. 

Mantém consultório na Tijuca.

Tem conduzido de maneira sistemática Dinâmicas de Transformação e de Formação para Redes no Curso JPPS-Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, do NETCCON.ECO.UFRJ e ANDI.

Nenhum comentário: