Latest from catatau
Giron e o homem que veio do espaço
Fidel Castro começou a publicar no CubaDebate textos com sua perspectiva sobre a vitória cubana contra a invasão da Baía dos Porcos, 50 anos atrás.
Na ocasião, no dia seguinte ao discurso proferido por Castro sobre o caráter "socialista" da revolução (no dia 16 de abril de 1961), mais de 1200 cubanos exilados e apoiadores de Fulgêncio Batista, sustentados pela CIA, desembarcaram na Praia Girón.
Contra o difundido tema do não envolvimento aberto e institucional dos EUA no ocorrido, Castro comenta algumas vezes sobre bombardeios sofridos.
Conforme o cubano, tais acontecimentos envolveram posteriormente diversos fatores decisivos, como a consolidação da aliança cubana com a URSS (que já se desenhava desde a revolução, com o embargo parcial de Eisenhower em 1960 e o subsídio soviético sobre ítens que os EUA restringiram a importação) e a crise dos mísseis em 1962.
Curiosamente, naqueles dias o mundo inteiro estava de olho em outro acontecimento: Yuri Gagarin recém voltou do espaço. No dia 21 de abril, ele é a capa da Life (a mesma edição dedica um artigo a Adolf Eichman).
Cuba aparece apenas uma vez mencionada na revista, em um artigo de opinião sobre Gagarin, testemunha de nosso mundo sob uma "nova e única perspectiva".
Castro ganhará uma capa da Life apenas no mês de junho (ao lado de outros textos como o de uma certa segregação racial sofrida no transporte público), depois de um curioso editorial ("Precisamos vencer a Guerra Fria") e numa nova série: "Crise na América Latina".
A revista mesma sugere três formas de derrubar Castro: intervenção diplomática, intervenção direta ou sabotagem/intervenção paramilitar.
Fonte: Catatau
Nenhum comentário:
Postar um comentário