abril 23, 2011

Participe da reunião da I Parada Gaúcha do Orgulho Louco

PICICA: A idéia da Parada do Orgulho Louco nasceu no I Congresso Brasileiro de CAPS, em São Paulo, no ano de 2004. Seu autor é o militante antimanicomial Nilo Neto, de Santa Catarina. O Amazonas foi o primeiro a por o bloco na rua (foto abaixo), depois veio Santa Catarina (com direito a capa da revista Época). Mais tarde vieram a Bahia e São Paulo. Agora é a vez dos gaúchos. Pelas mãos do Fórum Gaúcho de Saúde Mental vem aí a I Parada Gaúcha do Orgulho Louco, reafirmando seu compromisso com a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.
I Parada Amazonense do Orgulho Louco - Foto: Rogelio Casado - Manaus-AM, Setembro, 2004
Alegrete, 20 de abril de 2011.
  
C o n v i t e

A humanidade convive com a loucura há séculos e, antes de se tornar um tema essencialmente médico, o louco habitou o imaginário popular de diversas formas. De motivo de chacota e escárnio a possuído pelo demônio, até marginalizado por não se enquadrar nos preceitos morais vigentes, o louco é um enigma que ameaça os saberes constituídos sobre o homem.

O Orgulho Louco destina-se a recuperar os conceitos de "louco", "maluco", "doente mental", "deficiente mental", “diferente”, “diferenças” e assim por diante a partir do movimento das forças vivas e organizadas da sociaedade e dos meios de comunicação, através de uma série de campanhas para reeducar o público em geral sobre matérias como as causas da "doença mental", as vítimas das instituições totais, o preconceito e a violência. No Brasil, muitos estados já realizam suas paradas, como é o caso da Bahia, desde 2007, Minas Gerais e São Paulo. Este ano é a vez do Rio Grande do Sul. “Não me perguntes onde fica o Alegrete. Segue o rumo do teu próprio coração...”

Desde 24 de março temos intensificado os preparativos que envolvem a I Parada Gaúcha do Orgulho Louco. Escolhemos um colegiado coordenador do evento, que desde o início, já se compôs regional. Delegamos, a todas e todos, o papel da divulgação e do contágio para este grande feito. Alcançar o coração de nossos grupos, instituições, comunidades, parceiros, amigos e simpatizantes com nossa luta de superação e transformação dos manicômios físicos e mentais, continua sendo nosso maior desafio. O chamado para a Parada Gaúcha tem sido acolhido e chegou o momento de afirmarmos nosso compromisso com a Reforma Psiquiátrica.

Neste dia 27 de abril, às 9hs, na Câmara Municipal de Alegrete (www.camaraalegrete.com.br), estaremos realizando nossa segunda Reunião Geral da I Parada Gaúcha do Orgulho Louco, com a seguinte proposta de Pauta:

·        Informes do Colegiado Coordenador;

·        Feira de Artesanato e Produtos Coloniais (as instituições podem fazer a inscrições para participarem da feira. E as que quiserem somente expor seus trabalhos, também poderão utilizar-se deste espaço);

·        Palco Artístico- Cultural (as instituições e grupos que quiserem apresentar-se no Palco, já podem inscrever-se); 

·        Propostas de Desfile (cada instituição deverá falar sobre sua proposta de desfile).

 Atenciosamente

 Judete Ferrari
Fórum Gaúchode Saúde Mental/ Núcleo Alegrete

Nenhum comentário: