abril 22, 2011

"Liberdade Ainda Que Tan Tan" - os mineiros e o 18TÃO de MAIO

PICICA: A criativadade dos mineiros não tem limites. No próximo 18 de Maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial - a Escola de Samba "Liberdade Ainda Que Tan Tan" sairá com o enredo “Histórias da Loucura: Michel também Contou”, em homenagem aos 50 anos de uma das obras que consagrou o filósofo francês Michel Foucault. Enquanto isto, no Amazonas "reformistas de araque" dão sinais de não que entenderam os princípios éticos da reforma psiquiátrica ao defenderem a manutenção do velho hospício, supostamente humanizado. Depois de terem barradas a pretensão de fazer uma espécie de 'Vila dos Tan Tans' no bairro Nova Cidade, desta vez a idéia ressurge através de duas propostas 'manicomiais': ou uma vila de casas nos fundos do hospício, ou uma vila de casas num bairro a ser escolhido. Não é à toa que o Brasil ri do Amazonas. Basaglia gargalha, convulso, no túmulo. Detalhe:  No hospício de Manaus reside uma população de pouco mais de 40 pessoas, fruto da tarefa de casa dos anos 1990, quando, depois de perderem o rumo da Reforma Psiquiátrica, agarraram-se em sua vertente perversa: a desospitalização. Que dureza ser reformista no Amazonas! O Lancetti tem razão: "chega de reforma; precisamos de uma revolução".     
Imagens do Acervo do Fórum Mineiro de Saúde Mental
Caro (a) amigo (a)

A “Liberdade Ainda Que Tan Tan” começa a esquentar os tamborins para ganhar e transformar as ruas e avenidas de BH mais uma vez.

Venha neste sábado, 16 de abril, das 9 às 13h, no Parque Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 – Itapoã) participar do concurso da Escolha do Samba Enredo, Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Rainha e Princesa da Bateria.

Abaixo outras informações sobre o processo da manifestação:
Desfile 18TÃO de MAIO, Dia Nacional da Luta Antimanicomial e em anexo: caderninho das 11 melodias concorrente e duas fotos concurso do ano passado.

Será um prazer tê-lo como nosso convidado para essa festa.

O nosso muito obrigado pela possível divulgação.

Cordialmente,
Fórum Mineiro de Saúde Mental; Eliana Moraes (31) 88093722
Desfile:  
Marta Soares (31) 93055970 
Comunicação 
José Guilherme Castro  (31) 9812 3338 


O enredo “Histórias da Loucura: Michel também Contou” é uma comemoração/celebração dos cinqüenta anos  da publicação do livro “A História da Loucura na Idade Clássica, de Michel Foucault, texto no qual localizamos os subsídios teóricos para os princípios da nossa luta por delicadeza. Assim, o Fórum Mineiro de Saúde Mental manifestará nas passarelas da Luta Antimanicomial os requisitos para a conquista de territórios livres de manicômio e a construção de cidades e jardins com belos horizontes.
Como nos últimos anos, a Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tan Tan irá para a avenida, transformando a Cidade, com mais de 3 mil componentes. Em 2011, iremos para passarela com Foliãs e Foliões Antimanicomiais das 9 regionais de Belo Horizonte e das cidades de Betim, Brumadinho, Contagem, Esmeralda, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Ituana, João Monlevade, Pedro Leopoldo, Santa Luzia, Neves, Sabará, São Joaquim de Bicas e outras à confirmar, e, também, estudantes de diversas instituições formadoras, simpatizantes da causa e militantes das outras lutas que se transversalizam à nossa..
 
Mapa do Desfile:
        Comissão de frente, inspirada nas obras do pintor e gravador holandês “Bosh”, que retratou na pintura as  vivências da loucura.
         Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Bateria, seis ALAS e três trios elétricos.
Alas e suas respectivas coordenações:
1ª ALA - ” ENTREI DE GAIATO NO NAVIO” e Comissão de Frente - “NAU DOS INSENSATOS” Betânia (gerente CC Providência) e Cristiane de Brumadinho);
2ª - ALA “NO JARDIM DAS DELÍCIAS, O LOUCO É REI!” Sílvia (gerente CC César Campos) e Marise (gerente CC Barreiro);
3ª ALA ­- “HOSPITAL TOTAL, PEGA UM, PEGA GERAL.” Ana Pula (gerente CC Venda Nova) e Keila, (gerente CC de Contagem);
4ª ALA - “A RAZÃO ARRASOU, O HOSPÍCIO CHEGOU!” Elisa, (gerente CC Carlos  Prates) e Karen (gerente CC Artur Bispo do Rosário);
5ª ALA - “TERRA À VISTA!” Eliana (equipe complementar de Venda Nova) e Wellington ( CERSAMi);
6ª ALA ­- ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR, EU SOU DA LUTA NÃO POSSO CALAR! Marta (gerente CC São Paulo) e Ana Laura (Espaço Saúde).
"BATERIA" Bodo (Músico CC Artur Bispo e Barreiro) Mestre de Bateria Gravelo (carnavalesco). 

Nenhum comentário: