dezembro 09, 2011

São Paulo: comércio solidário chama atenção para a luta antimanicomial, na Avenida Paulista

PICICA: "A ideia de unir economia solidária e saúde mental surgiu de um encontro do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) com o Ministério da Saúde. O encontro gerou uma oficina e daí surgiu a Rede, que trabalha a relação dos dois temas." Em tempo: Em Manaus, a Economia Solidária em Saúde Mental atende pelo nome de PROJETO NÓS & VOZ, nascido como projeto de extensão da Universidade do Estado do Amazonas, coordenado pelo professor Ranniery Mazilly, da Escola Superior de Estudos Sociais; atualmente financiado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, e tendo como parceiro o Centro de Treinamento do Estado do Amazonas. Conheça a página do Projeto Nós & Voz / Associação Chico Inácio no Facebook.

Adital Notícias: Divulga a Feira de Natal Diferente na Paulista, 10 de dezembro

Matéria sobre a Feira de Natal Diferente é destaque no Hot Site de Economia Solidária do ADITAL Notícias.

Em plena Avenida Paulista, no centro financeiro de São Paulo, um grupo propõe às pessoas que por ali passam uma outra forma de comércio para este fim de ano. É que neste próximo sábado (10) será realizada a VI Feira de Saúde Mental e Economia Solidária, das 11h às 18h, com apresentações culturais e comercialização de produtos de economia solidária que tomarão o Parque Mário Covas.


Para esta edição, a feira superou as expectativas dos organizadores.“Tivemos que restringir apenas para integrantes da Rede porque o espaço não comporta”, explicou Leonardo Pinho, educador popular e assessor técnico da Rede Paulista de Saúde Mental e Economia Solidária, entidade que promove a feira. Nos eventos anteriores, grupos de movimentos indígenas, por exemplo, também participaram.

A ideia de unir economia solidária e saúde mental surgiu de um encontro do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) com o Ministério da Saúde. O encontro gerou uma oficina e daí surgiu a Rede, que trabalha a relação dos dois temas.

63 empreendimentos solidários participarão da exposição no Parque. A feira já foi montada em outros lugares, como na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e essa é uma de suas características: ser itinerante. “Um dos pontos principais é levar para as ruas, parques, enfim, a lugares públicos, os valores da reforma psiquiátrica antimanicomial”, declarou Pinho.

A reforma prevê o fechamento de manicômios e a reinserção na sociedade de pessoas que sofrem com doenças psiquiátricas. Além de dar visibilidade ao assunto, o evento possibilita aos participantes, segundo o educador popular, um retorno maior do que em outras feiras na comercialização dos produtos.

As apresentações artísticas que acontecerão durante todo o dia também ficarão a cargo de grupos da área da saúde. A programação inclui ainda parceria com o grupo de hip hop MH2R.

O Parque Mário Covas fica no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Ministro Rocha Azevedo.

Acompanhe informações desse e de outros eventos da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária no bloghttp://saudeecosol.wordpress.com.

Fonte: Rede de Saúde Mental e Economia Solidária

Nenhum comentário: