dezembro 07, 2011

Teatro: "A Cripta de Poe"

PICICA: "O fatalismo e o mergulho no desconhecido da alma humana revelam a vivência pessoal de Poe, um dos principais escritores “malditos” da literatura universal. A influência do autor estendeu-se à poesia simbolista, à ficção científica, ao romance policial moderno e psicológico, ao cinema e às artes, além dos costumes, por diversas épocas, encontrando reverberações no comportamento dos jovens pelo mundo afora, nos estilos “dark” e “emo”, por exemplo. Sua obra se baseia nas exacerbações da natureza humana: alucinações, cuja lógica ultrapassa a da consciência habitual; mentes irrequietas e febris; personagens neuróticas; o duplo de cada homem. Busca refletir sobre questões que assombram o homem contemporâneo - conflitos psicológicos, seus medos e fantasmas, o “desconhecido” da alma humana e seus reflexos no comportamento e nas relações interpessoais."


A CRIPTA DE POE

DETALHES DO EVENTO

A CRIPTA DE POE
Horário: 8 dezembro 2011 às 21:00 a 18 dezembro 2011às 21:00
Local: Espaço Cênico Ademar Guerra
Rua: Rua Vergueiro, 1.000
Cidade: São Paulo
Telefone: (Tel:11 3397-4002
Tipo de evento: teatro
Organizado por: Suely Pinheiro
Última atividade: ontem

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Cripta de Poe, um espetáculo “multimídia” inspirado no universo do poeta e escritorEdgar Allan Poe, possui uma estrutura fragmentada onde faz um mergulho no desconhecido da alma humana, através de histórias sobre personagens neuróticas e o duplo de cada homem utilizando obras desse autor - “O Retrato Oval”“Berenice”,“O Espectro”, “Ligéia” o “O Corvo”, dentre outras. A peça, concebida em formato de “palco-instalação” aliada a intervenções videográficas, concepção e dramaturgia de Lenerson Polonini, ressalta elementos de suspense e fantasmagoria onde personagens/figuras criam jogos neuróticos obsessivos.

O fatalismo e o mergulho no desconhecido da alma humana revelam a vivência pessoal de Poe, um dos principais escritores “malditos” da literatura universal. A influência do autor estendeu-se à poesia simbolista, à ficção científica, ao romance policial moderno e psicológico, ao cinema e às artes, além dos costumes, por diversas épocas, encontrando reverberações no comportamento dos jovens pelo mundo afora, nos estilos “dark” e “emo”, por exemplo. Sua obra se baseia nas exacerbações da natureza humana: alucinações, cuja lógica ultrapassa a da consciência habitual; mentes irrequietas e febris; personagens neuróticas; o duplo de cada homem. Busca refletir sobre questões que assombram o homem contemporâneo - conflitos psicológicos, seus medos e fantasmas, o “desconhecido” da alma humana e seus reflexos no comportamento e nas relações interpessoais.
Seu elenco é pelos atores, Omero Affede, um italiano discípulo de mestres como Antônio Fava e o russo Anatoli Vassiliev; Carmen Chimienti; Carina Casuscelli; Rosa Freitas; e Daniel Sommerfeld. A peça conta ainda com a participação em vídeo do ator, Paulo César Peréio, sólido colaborador do grupo, como o “Velho Poe”.

SERVIÇO
- Espetáculo: “A Cripta de Poe” - Baseado na obra, de Edgar Allan Poe.
- Companhia Nova de Teatro - participação especial da Cia. Teatro Del Contagio (Itália)
Direção, dramaturgia e iluminação: Lenerson Polonini
- Direção de Arte, figurinos e maquiagem: Carina Casuscelli
Elenco: Omero Affede, Carina Casuscelli, Carmen Chimienti, Rosa Freitas e Daniel Sommerfeld
- Participação especial (em vídeo) de Paulo César Peréio
- Videocenários e fotos: Acauã Fonseca
- Assistente de imagem: Henrique Oda
- Música: Wilson Sukorski.
Realização: Companhia Nova de Teatro - 10 anos
- Temporada: 01 a 18 de dezembro
- Dias: quintas, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 20h
- Classificação: 14 anos
Local: Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000 - Liberdade/SP (Tel:11 3397-4002
- Capacidade do Teatro: 80 lugares
- Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) - venda pela Internet

Nenhum comentário: