dezembro 07, 2011

Todo apoio ao Prof. Dr. Marcos Garcia - UFSCar - Em defesa da Liberdade de Pesquisa no Brasil




http://pic.geocities.com/us/i/geo/ao/hr1.gif
MLG

Em Defesa da Liberdade de Pesquisa no Brasil
todo Apoio ao
Prof. Dr. Marcos Garcia - UFSCar

http://pic.geocities.com/us/i/geo/ao/hr1.gif
Prezado/a,

Conhecemos de perto o Prof. Marcos Francisco Martins, que nos encaminhou e não temos dúvidas de que o que foi encontrado pelo colega Marcos Garcia, em sua pesquisa, identificou uma face da cruel realidade que ainda hoje insiste em se perpetuar nos hospitais psiquiátricos.

Assim, entendemos que, para além de pesquisadores/as, professores/as e estudiosos/as esta pesquisa é de interesse cidadão e o apoio ao Professor Marcos Garcia é uma iniciativa necessária de todos/as nós.

Solicitação cidadã: Gostaria de pedir para
aqueles solidários ao ocorrido que subescrevam
“Nota em Defesa da Liberdade de Pesquisa no Brasil”

http://liberdadepesquisa.blogspot.com/
__________

Prezados e prezadas colegas,

1. Trabalho na UFSCar-campus Sorocaba-SP com o prof. Marcos Garcia, valoroso companheiro de luta pelos direitos humanos. Articulado ao FLAMAS, grupo defensor dos direitos humanos e que em Sorocaba desenvolve a luta antimanicomial (pelo trabalho desenvolvido será premiado este ano pelo Secretaria Nacional dos Direitos Humanos), o Marcos Garcia deu publicidade a uma pesquisa que realizou e que chegou, entre outras, à seguinte conclusão:nos hospitais psiquiátricos privados de Sorocaba ocorreram 825 mortes entre janeiro de 2004 e julho de 2011, isto é, uma a cada três dias.

2. Os resultados da pesquisa tiveram repercussão na mídia nacional e incomodaram fortemente os donos dos manicômios de Sorocaba-SP. Endinheirados e bem articulados politicamente, eles estão reagindo, e processaram o colega Marcos Garcia.

3. Por isso, eu e alguns colegas da UFSCar-Sorocaba criamos um blog para que as pessoas comprometidas com a defesa da liberdade de pesquisa possam se manifestar, e também prestarem sua solidariedade ao colega Marcos Garcia.

4. Peço que participem dessa frente em defesa da liberdade de pesquisa e dos pesquisadores que, como o Marcos Garcia, desafiam os que fazem da saúde mental uma mercadoria.

5. Maiores informações seguem abaixo em um texto do próprio Marcos Garcia, no qual constam as orientações para o apoio.

Um abraço!
Marquinhos
Marcos Francisco Martins

____________

Prezado(a) pesquisador(a),

Sou professor doutor da Universidade Federal de São Carlos e venho por meio desta mensagem divulgar um precedente perigoso de tentativa de cerceamento à liberdade de pesquisa no Brasil. Trata-se do processo de indenização aberto contra mim pelos hospitais psiquiátricos privados da região de Sorocabapela divulgação de pesquisa que investigou os óbitos ocorridos nestes hospitais. A apresentação detalhada do ocorrido encontra-se no bloghttp://liberdadepesquisa.blogspot.com/

Gostaria de pedir para aqueles solidários ao ocorrido que subescrevam “NOTA EM DEFESA DA LIBERDADE DE PESQUISA NO BRASIL”, cujo texto diz:

"Vimos por meio desta manifestar nossa preocupação em relação ao processo movido pelos hospitais psiquiátricos privados da região de Sorocaba contra o Prof. Dr. Marcos R V Garcia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) pela divulgação de pesquisa que investigou os óbitos ocorridos nestes hospitais.

Trata-se de um precedente perigoso de tentativa de cerceamento à liberdade de pesquisa em nosso país, pois pode levar à abertura de processos semelhantes contra pesquisadores cujos resultados de pesquisas contradigam  interesses econômicos de empresas privadas.”


Até este momento inicial as seguintes Associações Científicas e professores já a subescreveram:

- ABRASME (Associação Brasileira de Saúde Mental)
- ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social)
- ABRASCO (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva)
-  Kelen Cristina Leite – Professora adunta (USFCar)
-  Viviane Melo de Mendonça - Professora adunta (USFCar)
-  Geraldo Tadeu de Souza – Professor adjunto (UFSCAR)
-  Marcos Francisco Martins – Professor adjunto (UFSCAR)
-  Teresa Mary Pires de Castro Melo - Professora adunta (USFCar)
-  Fabrício Nascimento - Professor adjunto (UFSCAR)
-  Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Professora adunta (USFCar)
-  Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira - Professora assistente (USFCar)
-  Alissandra Nazareth de Carvalho - Professora assistente (USFCar)


Peço manifestações de apoio à nota pelo e-mailliberdadepesquisa@gmail.com . Os apoios recebidos serão publicizados em blocos no referido blog.

No caso do apoio de professor e/ou pesquisador, solicito que seja enviado o nome, o cargo (ex: professor adjunto , doutor, etc) e a Universidade ou Instituto de Pesquisa ao qual pertence.

O apoio de Doutores, Doutorandos, Mestres e Mestrandos  também é muito bem-vindo. Neste caso solicito que seja informado o nome, a área do referido curso de pós-graduação e a instituição onde foi ou está sendo desenvolvida.

Agradeço imensamente também o eventual apoio institucional de Associações Científicas, Grupos de Pesquisa, Programas de Pós-Graduação, Departamentos e congêneres que desejem subescrever a nota.

Finalmente, agradeço a ajuda daqueles que se disponibilizarem em disseminar esta mensagem para seus contatos.

Cordialmente,
Prof Dr Marcos R V Garcia
UFSCar-Sorocaba

http://pic.geocities.com/us/i/geo/ao/hr1.gif

Nenhum comentário: