Projeto Escola: Drogas em Debate
Projeto educativo : “Drogas em debate”A maioria das pessoas começa a usar drogas na adolescência, muitas vezes com os amigos da escola. Usar droga, nesse contexto, é encarado por muitos jovens como uma espécie de ritual de passagem obrigatório, que geralmente não sabem que esta é a fase mais vulnerável de sua vida aos riscos trazidos pelo uso.
Infelizmente, a educação sobre drogas não faz parte do currículo escolar brasileiro, e poucas escolas dedicam-se ao tema com a importância que ele tem na vida dos estudantes. O pouco conhecimento que eles adquirem sobre drogas vêm da experiência de uso ou da internet –fontes incompletas, pouco confiáveis e descontextualizadas.
Sem saber direito o que elas são e ter a medida certa dos riscos, é muito maior a probabilidade de o adolescente usar drogas e, pior, de ter uma experiência problemática com elas – usando na hora errada, exagerando na dose e na frequência.
O Ateliê Clínico Educativo Crianceria – que atende crianças, adolescentes, pais e escolas com coordenação da psicóloga Beatriz Corrêa de Mattos –, em parceria com Tarso Araujo, autor do Almanaque das Drogas, organiza palestras, debates e dinâmicas sobre informação de drogas e redução de danos, para incentivar a reflexão sobre o tema.
O objetivo é favorecer a prevenção do uso de drogas dentro e fora da escola, e no caso de isso acontecer, estimular uma atitude consciente e responsável em relação a essas substâncias, sejam elas lícitas ou proibidas por lei.
O formato e o foco da atividade sãodefinidos de acordo com a demanda de cada escola, e articulados com seu projeto pedagógico. Ela podem ser preparadas para atender especificamente alunos, pais ou o corpo docente – ou combinações desses grupos.
Se você é aluno, pai ou profissional de educação e tem interesse em levar o “Drogas em Debate” para sua escola, ou se quiser saber mais sobre o projeto, fale com a gente no e-mail almanaquedasdrogas@gmail.com.
Saiba mais, acesse Almanaque das Drogas
PICICA: Bruno Torturra e Tarso Araújo (autor do Almanaque das Drogas) comentam ao vivo o programa Roda Viva. Rola um bate papo de sobre o Almanaque das
Drogas. Divertido e informativo. Papo descontraído e sóbrio sobre
questões recentes desse universo em desencanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário