setembro 23, 2012

"“Diretor da ANP afirma que indícios de petróleo no Acre são promissores”. Para quem, cara pálida?" (Racismo Ambiental)

PICICA: "“É simplesmente vergonhoso um governo que se diz em defesa do ambiente se alegrar com um projeto que atingirá o Parque Nacional da Serra do Divisor, a Terra dos Índios Isolados da cabeceira do Igarapé Tapada e muitas outras áreas de preservação e comunidades tradicionais, incluindo indígenas. É a Belo Monte do Acre.


“Diretor da ANP afirma que indícios de petróleo no Acre são promissores”. Para quem, cara pálida?


Notícia enviada por Sonia Mariza Martuscelli, acompanhada do seguinte comentário, encaminhado a ela por uma antropóloga que está no Acre: “É simplesmente vergonhoso um governo que se diz em defesa do ambiente se alegrar com um projeto que atingirá o Parque Nacional da Serra do Divisor, a Terra dos Índios Isolados da cabeceira do Igarapé Tapada e muitas outras áreas de preservação e comunidades tradicionais, incluindo indígenas. É a Belo Monte do Acre. Vamos nos unir em campanha contra mais essa desgraça ambiental em nome de mais acúmulo para poucos”. E Sonia acrescenta: “Ela explica que o projeto será na região do alto Juruá, que é uma das áreas de mais biodiversidade do mundo e ainda área de perambulação de índios isolados”. Sem comentários. TP. 

Tião Viana, anunciou que a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, visitará o Estado
O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Helder Queiroz, anunciou nesta quarta-feira (19), para público superior a 300 pessoas, que os indícios de petróleo no Acre são “promissores”. O anúncio foi feito durante Seminário sobre os desafios da Política Externa Brasileira que debateu o papel do mercado energético na gerência das políticas externas.

Segundo Helder Queiroz, a ANP está realizando no Acre estudos para identificar petróleo na região. Um trabalho que faz parte da estratégia nacional de conhecer as potencialidades do subsolo brasileiro. 
Na avaliação da presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), idealizadora do Seminário, que debateu energia, as pesquisas são importantes e podem colaborar para incrementar a economia no Acre. “É animador a possibilidade de petróleo no Acre. Isso é garantia de recurso que irá incrementar nosso desenvolvimento.

O que precisamos agora é acompanhar de perto o processo para garantir a preservação ambiental, ao mesmo tempo, que viabilizar a exploração. Nunca vi ninguém ter petróleo e abrir mão dele. Por isso, nós vamos explorar. O governador Tião Viana está correto quando se dedica a esse assunto”.
Ao comentar o tema pelas redes sociais, o governador do Acre, Tião Viana, anunciou que a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, visitará o Estado. Segundo Viana, petróleo no Acre é “uma vertente estratégica do nosso desenvolvimento futuro”.

Nenhum comentário: