fevereiro 02, 2016

OUTRAS PALAVRAS: ​ Varoufakis desafia a ditadura dos mercados; As razões da tempestade na Saúde; Zika, produto das mudanças climáticas?; Viagem insólita à periferia dos EUA; Quando a Editora Globo é reacionária mesmo sem querer; Assim agem os mega-bilionários; E se outro jornalismo for viável?

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 611 - 01/02/2016



Varoufakis desafia a ditadura dos mercados
Depois de experimentar arrogância e brutalidade da elite financeira, ex-ministro grego propõe uma saída: transparência total, para expor os que sequestraram a política. Yanis Varoufakis, entrevistado por Nick Buxton (Outras Palavras)

As razões da tempestade na Saúde
O que a explosão de dengue e zika, e a ação de um ministro caricaturesco, têm a ver com a tentativa de desmontar o SUS e os ecos do "ajuste fiscal". Por Guilherme Boul (Outras Palavras)

Zika, produto das mudanças climáticas?
Doença, antes muito restrita, espalha-se pelo mundo. No Brasil, foco principal, há coincidência impressionante entre multiplicação de seu vetor e aquecimento dos centros urbanos. Por Cíntya Feitosa, no Observatório do Clima (Outras Mídias)

Viagem insólita à periferia dos EUA
Retratos da Desigualdade: em Baltimore, 25% da população está abaixo da linha de pobreza; índice de homicídios é duas vezes maior que no Rio; polícia agride negros e há bizarros "desertos de comida". Por Pedro Abramovay, no Quebrando o Tabu (Outras Mídias)

Quando a Editora Globo é reacionária mesmo sem querer
Análise de uma reportagem em “Galileu” revela: revista é contra violência policial, mas mantém todos os preconceitos contra pobres que transgridem. Por Alceu Luis Castilho

Assim agem os mega-bilionários
Retrato de um sistema em degradação moral: nove das dez pessoas mais ricas do mundo estão envolvidas com trabalho escravo e infantil, superexploração, espionagem e patrocínio de golpes de Estado. Por Mauro Lopes (Blog)

E se outro jornalismo for viável?
Campanha de financiamento autônomo de Outras Palavras começa veloz. Novas parcerias com produtores culturais ampliam contrapartidas a quem contribui. Em meio à crise da velha mídia, parece haver esperanças. Por Antonio Martins (Blog)

Nenhum comentário: