fevereiro 02, 2016

6 vídeos com as peças curtas de Samuel Beckett (NOTATERAPIA)

PICICA: "As peças curtas de Samuel Beckett são espécies de exercícios do escritor naquilo que é a marca de seu teatro: testar os limites da teatralidade. Em sua maioria, as obras estão na fronteira da linguagem: as personagens quase desvanecem nas narrativas, as histórias aparecem pelas entrelinhas da metalinguagem e as figuras sombrias e cinzentas tendem a desaparecer na materialidade do teatro. Que Beckett é o principal dramaturgo do século XX, isto é um fato, mas é conhecendo suas obras curtas, inclusive aquelas sem palavras, que chegamos no abismo da linguagem e entendemos um pouco mais do que é, foi e deve ser o teatro."

beckett


6 vídeos com as peças curtas de Samuel Beckett

 

As peças curtas de Samuel Beckett são espécies de exercícios do escritor naquilo que é a marca de seu teatro: testar os limites da teatralidade. Em sua maioria, as obras estão na fronteira da linguagem: as personagens quase desvanecem nas narrativas, as histórias aparecem pelas entrelinhas da metalinguagem e as figuras sombrias e cinzentas tendem a desaparecer na materialidade do teatro. Que Beckett é o principal dramaturgo do século XX, isto é um fato, mas é conhecendo suas obras curtas, inclusive aquelas sem palavras, que chegamos no abismo da linguagem e entendemos um pouco mais do que é, foi e deve ser o teatro. 

*Todos os vídeos estão em português ou com legendas em português ou espanhol. Por se tratarem de obras em que as personagens pouco falam, dá para entender bem.

1- Ohio Impromptu (1981)


2- Eu Não (1972)


3- Ato sem palavras I (1956)


4- Ato sem palavras II (1956)


5- Catástrofe (legenda em espanhol) (1982)


6- Come & Go (legenda em espanhol) (1965)

 


Fonte: NOTATERAPIA

Nenhum comentário: