fevereiro 05, 2016

Suricato: um bar diferente de tudo que você já viu (DESAFETADA)

PICICA: "Arte e afeto é o que encontrei em cada detalhe do bar da Associação Suricato, em Belo Horizonte. Ou melhor, em toda entidade, onde profissionais e usuários da rede de saúde mental de BH trabalham, funciona nos moldes da economia solidária e abre as portas de quarta a sábado no bairro Floresta. Na programação tem muita atração de qualidade, culinária bem saborosa, diferenciada e ainda conta com algumas cervejas artesanais no cardápio." 


Suricato: um bar diferente de tudo que você já viu


Arte e afeto é o que encontrei em cada detalhe do bar da Associação Suricato, em Belo Horizonte. Ou melhor, em toda entidade, onde profissionais e usuários da rede de saúde mental de BH trabalham, funciona nos moldes da economia solidária e abre as portas de quarta a sábado no bairro Floresta. Na programação tem muita atração de qualidade, culinária bem saborosa, diferenciada e ainda conta com algumas cervejas artesanais no cardápio.


Quando fui, provei a linguiça calabresa com molho de tamarino. Eu e a turma com quem estava gostamos tanto que repetimos e ainda demos um conselho para o pessoal do local – nunca tirar o prato do menu. Vocês não têm noção do tanto que é gostoso!


Porém, Suricato mata a fome de outras maneiras também. Na casa em que funciona o bar, é possível ver parte da produção da galera – quadros, roupas e até móveis de marcenaria. As atrações culturais são bem diferenciadas. Tem de espetáculo de poesia a música, teatro ou tudo isto misturado.


O ambiente é muito legal. O bar fica no quintal de uma casa e é tudo muito caprichado, como costumam ser as coisas feitas a mão. É uma proposta de diversão que vale muito a pena conhecer. Só mesmo no local para entender a atmosfera, pois as palavras não conseguem descrever por completo.

Reforma psiquiátrica


Vale ressaltar que investimentos em projetos como o da Associação Suricato se intensificaram depois da reforma psiquiátrica, com origens italianas, a qual ganhou força no Brasil depois da lei Paulo Delgado. Antes, os manicômios, como os conhecemos, com choques e muito remédio, pouca humanização, eram o único destino praticamente de quem precisava de tratamento.


Com a reforma, transformar o sujeito em protagonista por meio de várias metodologias, trabalho de vários profissionais, foi possível. Assim, em vez de ficar internado a vida toda os pacientes da saúde mental podem fazer coisas maravilhosas como as que que encontramos no Suricato, serem donos de si, viverem com mais autonomia.


Atualmente, este novo modelo está ameaçado devido a nomeação de Valencius Wurch, como coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde. Profissionais e estudantes do Brasil inteiro estão unidos no movimento #foravalencius para as atrocidades não voltarem a acontecer. Valencius, na época da luta pela reforma, era declaradamente contra e coordenou a Casa Paracambi, conhecida por ser muito radical no tratamento.


Quem quiser acompanhar a luta, esta página no Facebook traz informações sobre o movimento, é atualizada frequentemente.

Endereço Suricato


Uma outra forma muito boa de apoiar esse modelo mais humanitário é conhecer projetos como o Suricato, olha só o endereço do bar e da loja deles.


Rua Souza Bastos, 175 – Bairro Floresta – Belo Horizonte


A associação também mantém uma fanpage para os interessados em saberem a programação da casa.


























 
Fonte: DESAFETADA

Nenhum comentário: