dezembro 14, 2006

Conosci Astrid? (2)

Foto: Tiago Barnabé - Astrid Lima e Cibele, Rio Negro-Amazonas, ago/2006











Astrid Lima e Cibele, durante as filmagens sobre a vida do conde Ermano Stradelli no Amazonas.

NOTA: Astrid Lima recupera a língua pátria e revela, na velha e boa língua portuguesa, o porquê de tanta alegria com sua última cria, dela e de Andrea Palladino: "Parintins, a Ilha dos Contrários". Como dizem os materialistas: leia com esses olhos que a terra há de comer.

Acabamos de participar do II Castelli Film Fest (http:// www.castellifilmfest.it/), um festival de Cinema que acontece numa região limitrofe de Roma chamada Castelli Romani e que compreende várias cidades, algumas delas muito mais antigas que a própria Roma.

Nessa segunda edição, que teve por tema Direito Humanos e Ambiente, estiveram presentes representantes de importantes Festivais latino americanos e italianos, como o Derhumalc - Festival de Direitos Humanos da Argentina (http://www.derhumalc.org.ar/) e o Festival di Cinema e Ambiente de Turim, um dos principais da Europa sobre a temática ambiental (http://www.cinemambiente.it/).

O júri, composto por operadores culturais, arquitetos, expertos de cinema e teatro, jornalistas, diretores, roteiristas e produtores cinematográficos premiou em primeiro e segundo lugar respectivamente:

- "Primavera in Kurdistan" - (França/Itália - 80') - No novo Iraque, após a o fim de Saddan Hussein, os curdos iniciam uma nova era na luta pelo reconhecimento da identidade e os direitos do povo curdo na Turquia. O documentário conta a viagem ao lado do PKK (partido independente curdo, norte do Iraque) através de lugares maravilhosos, transcorrendo alguns dias em um campo de adestramento feminino - onde as combatentes se preparam para a luta pela liberdade - até a fronteira com a Turquia, onde os guerrilheiros prosseguem o próprio destino.

- "Mitumba" - (Itália - 54') - A camiseta de um menino alemão de 10 anos termina na colheita de roupas usadas: dali parte para uma viagem que conduzirá ela através de dois continentes: doada, depois recolhida, depois vendida várias vezes até chegar, no final do seu percurso, nas mãos do seu novo e último proprietário: Lucky, uma criança de 9 anos que vive em uma cidadezinha perdida da Tanzânia. Personagens, lugares e eventos criam um enredo no qual passa a via do comércio das roupas usadas, uma via tortuosa e ainda desconhecida que revela uma surpreendente realidade.

Além deles foram feitas duas Menções Especiais do júri: a primeira para o documentário "Parintins, a Ilha dos Contrários" (UK/Itália 58') e a segunda para "As águas de Nashipur" (Itália 9'), que conta a situação da água em uma aldeia situada a 200 km de Calcutá que é contaminada por um altíssimo percentual de fluor. Nesse trabalho o autor, junto a um jornalista, recolhe o depoimento de algumas pessoas com fluor, revelando um drama que se consome em silêncio, na indiferença geral.

Esse degrau conquistado me fez relembrar Nestor, o meu principe Nagô; me recordou que a Amazônia tem os instrumentos para relacionar-se como igual nesse complexo mundo contemporâneo, e, por um momento, ali, eu, que não posso acreditar numa vida após a nossa mas porto sempre comigo o nosso sincretismo, vi naquela sala da cidade de Ciampino, o Nestor, a dona Alice e o velho Gaúcho que nos observavam. Atrás deles um boto completava um salto gracioso.

Um beijo,

Astrid Posted by Picasa

Nenhum comentário: