dezembro 16, 2006

CAPS 1000








NOTA: Com o coração a gargalhar, os companheiros em defesa da reforma psiquiátrica festejam a implantação do CAPS de número 1.000. Leia o release da Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde.

15.12.2006
Saúde inaugura milésimo Centro de Atenção Psicossocial

O Ministério da Saúde inaugura na próxima segunda-feira (18) o milésimo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Brasil. O evento é um marco na consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira com a implantação de uma rede de atenção psicossocial de base comunitária no Brasil.

O CAPS 1000 é o CAPS-AD Casa da Liberdade em Fortaleza (CE) que faz parte de uma rede de serviços de atenção psicossocial que estão sendo implantados no município e vai ampliar a resposta do Sistema Único de Saúde ao tratamento de pessoas que sofrem de transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O serviço será referência para o acolhimento destes usuários e irá trabalhar com a estratégia de Redução de Danos.

O CAPS 1000 é também uma homenagem ao esforço de todos os gestores estaduais e municipais que estão construindo uma rede de atenção efetiva em saúde mental em substituição ao modelo centrado nos hospitais psiquiátricos.

Os CAPS possibilitam outro tipo de atendimento às pessoas portadoras de transtornos mentais e de problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, situam-se próximos do lugar de moradia das pessoas, próximos das famílias e da comunidade, neste sentido os CAPS seguem as orientações mais atuais no tratamento em saúde mental, são mais adequados, mais eficazes, mais respeitosos com os usuários e, principalmente, mais acolhedores ao sofrimento desta população.

De acordo com o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Pedro Gabriel Delgado inaugurar o CAPS de número mil significa que uma das etapas da consolidação do novo modelo de atenção em saúde mental foi cumprido. “Associados aos outros recursos da rede, como ambulatórios, residências terapêuticas e outros, os mil CAPS são capazes de proporcionar cobertura em saúde mental a uma população de cerca de 80 milhões de pessoas”, afirmou o coordenador.

Serviço: CAPS-ad
Local: Rua Ministro Abner de Vasconcelos, 1500, Alagadiço Novo - Fortaleza (CE)

Data: Segunda-feira (18) às 11 horas

Agência Saúde
Mais informações
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel.: (61) 3223-1113/ 3315-2351
Fax: (61) 3225-7338
Plantão: (61) 9962-3752
E-mail: imprensa@saude.gov.br
Portal: www.saude.gov.br Posted by Picasa

Nenhum comentário: