dezembro 23, 2006

Boas Festas

Foto: Rogelio Casado - Abraço simbólico do Teatro Amazonas, Manaus-AM, 10.10.2003











Na manhã de 10 de outubro de 2003 - Dia Mundial da Saúde Mental - familiares, usuários e técnicos de saúde mental, da Associação Chico Inácio e do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, participaram de mais um dos abraços em torno de três dos ícones da cultura amazonense (Palácio Rio Branco, onde funcionou a sede da Assembléia Legislativa do Amazonas - ALE; Palácio Rio Negro, antiga sede do governo estadual, e do Teatro Amazonas).

Ao envolver o Legislativo e o Executivo, sinalizando o desejo de dar continuidade à Reforma Psiquiátrica estagnada por todo os anos 1990, obteve-se como resultado o compromisso do governador Eduardo Braga em dotar o estado do Amazonas de uma legislação específica em saúde mental. O projeto é da Associação Chico Inácio. Dado um impedimento legal - ongs não podem propor projetos que impliquem em ônus para o tesouro, sem anuência do executivo -, somente em maio de 2006, por ocasião da inaguração do CAPS Silvério Tundis, finalmente obteve-se o compromisso do governador de estado. O projeto tramita na ALE.

Mas foi o abraço no Teatro Amazonas, um dos maiores ícones culturais do Amazonas, onde depositou-se a esperança do movimento social por uma sociedade sem manicômios: que os amazonenses superassem o silêncio que se abateu sobre o destino dos portadores de transtorno mental, resgatando os idos de 1980, tempo em que jovens psiquiatras ousaram combater a corrupção e a violência existente no único hospital psiquiátrico da cidade de Manaus, inaugurando um novo período na história da atenção em saúde mental no Amazonas.

Nos anos 1980, chamou atenção da opinião pública a façanha de homens e mulheres, hospitalizados por mais de uma a duas décadas, produzirem nas terras agricultáveis do então Hospital Colônia Eduardo Ribeiro uma tonelada de verdura, roçados de milho, mandioca, macaxeira, criação de porcos, além de manter uma casa de farinha. Assim nasceu a Reforma Psiquiátrica no Amazonas, na vertente democracia e humanização do espaço hospitalar, através do primeiro tipo de trabalho protegido de que se tem notícia na história da saúde mental da cidade de Manaus.

Com essa imagem de luta, agora em prol de uma sociedade sem manicômios, desejo aos(às) companheiros(as) que constróem a reforma psiquiátrica, aos familiares, usuários(as), bem como aos(às) parlamentares, as autoridades públicas, e ao povo em geral, meus votos de um novo ano de avanços para a reforma psiquiátrica - sempre em permanente construção -, e um feliz natal para todos.
Posted by Picasa

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde, tudo bem?

Será que poderias me ajudar, ao me indicares onde posso obter informações sobre a data de construção do Palácio Rio Branco, antiga Sede da Assembléia Legislativa no Amazonas?

Queria saber a data em que o p´redio foi construído, já liguei para lá, mas ninguém sabe me informar.

Grato.

Romanir Augusto
romanir@uol.com.br

PICICA disse...

Se a busca no Google for infrutífera, sugiro entrar em contado com a Secretaria de Estado de Cultura.