Foto: Rogelio Casado - Defesa de tese de mestrado, ICHL-UFAM, Manaus-AM, dez/2006
Ritual indígena na abertura da defesa de tese
4 de dezembro de 2006. Para Pirõ-Diho, ou Otacila Lemos Barreto, um dia glorioso na sua trajetória acadêmica, desde que entrou na Universidade Federal do Amazonas, num curso de licenciatura, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, no alto Rio Negro, afluente do Rio Amazonas. Nesse dia obteve o título de mestre pela Universidade Federal do Amazonas, ao defender tese no Programa de Pós Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia - PPGSA.
Para a Prof. Dra. Heloísa Helena Corrêa da Silva, orientadora da tese, um dia muito especial: a Universidade Federal do Amazonas conferiu o título de mestre a uma indígena, estabelecendo um marco da política de cotas do governo Luís Inácio Lula da Silva. O fato é inédito, pois trata-se da primeira indígena do Norte e Nordeste brasileiros a ir tão longe em sua vida acadêmica.
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário