dezembro 15, 2006

A produção de tucum como alternativa econômica dos povos do alto Rio Negro

Foto: Rogelio Casado - Otacila defende tese de mestrado, ICHL-UFAM, dez/2006









No dia 4 de dezembro de 2006, Otacila Lemos Barreto defendeu no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, no campus da Universidade Federal do Amazonas, a tese de mestrado intitulada "A produção de tucum como alternativa econômica dos povos indígenas do alto Rio Negro".

Entre o público presente estavam seus parentes do Rio Tiquié, no município de São Gabriel da Cachoeira, de onde é oriunda.

O objeto da tese de Otacila, a fibra de tucum, vem colocando o município de São Gabriel da Cachoeira no mercado internacional sob a condição de artesanato indígena. Desde 2004 foram enviadas mais de 2000 cestas para a Alemanha, graças ao reconhecimento internacional da Associação "NUMIA KURÁ", que significa, na língua tukano, "grupo de mulheres". Trata-se de um grupo de 90 associadas entre as etnias do Alto Rio Negro, como Tukano, Tariana, Dessano, Pira-tapuya e Tuyuka. É a primeira organização indígena de mulheres a atuar no espaço urbano, e que trabalham com artesanto desde 1984.

A tese de Otacila problematiza a questão artesanato versus arte, bem como o processo de desmonte da cultura indígena promovida pelos religiosos salesianos e missões evangélicas - processo condenado pelo Tribunal de Haia nos anos 1980 -, que resultou num período de desvolorização da manufatura indígena. Tanto assim, que as novas gerações retomaram a produção da sua arte com o auxílio de Organização Não Governamentais. Santas Ongs! Posted by Picasa

Nenhum comentário: