setembro 28, 2007

Alerta em Tefé-AM

Atual Porto do município de Tefé-AM
Porto pode ser ameaça a aldeias no rio Solimões

Ainda na primeira gestão do presidente Lula, o Ministério dos Transportes, na gestão de Alfredo Nascimento, aprovou a liberação de verbas para a construção de um novo porto para a cidade de Tefé, de 72 mil habitantes, que fica no lago Tefé, próximo ao rio Solimões onde se pretende colocar a obra. Porém, o porto está para ser construído nos limites da área indígena da Barreira da Missão, a apenas 200 metros da primeira de suas 4 aldeias.

A população não tinha sido consultada. Temendo-se o impacto e ameaças como alcoolismo, drogas, prostituição, invasão das terras e degradação do meio ambiente, a Associação Cultural dos Povos Indígenas do Médio Solimões e Afluentes (ACPIMSA), a União das Nações Indígenas de Tefé (UNI-Tefé), FUNAI, UEA, IBAMA, IDAM e Marinha procuraram debater com a população para buscar esclarecimentos.

Em 2006 a ACPIMSA, UNI-TEFÉ e FUNAI organizaram um movimento para embargar a construção da estrada de acesso ao porto através de um abaixo-assinado, que chegou nas mãos do Governador do estado. O Governador acabou fazendo um acordo com as lideranças das aldeias se comprometendo a melhorar o desenvolvimento social, incluir as comunidades no programa luz para todos do Governo Federal, pavimentar as ruas, e ajudar no escoamento da produção. Somente assim foi possível continuar a obra. Apesar das promessas, muitos indígenas e entidades defendem ainda que todos permaneçam atentos aos riscos da situação.

Leia a reportagem completa
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2007/09/396562.shtml

Conexões:
Seminário Cultural dos Povos Indígenas
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2007/09/396551.shtml


Projeto de Extensão da UEA na Barreira
http://xibe.guardachuva.org/node/102

Vídeo da apresentação do CMI na Barreira
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/09/393619.shtml

Site do CMI-Tefé
http://xibe.guardachuva.org

Nenhum comentário: