setembro 30, 2007

Documentário mostrará a luta de Dorothy Stang na Terra do Meio

O LIBERAL - Belém, Sábado, 22/09/2007

Documentário mostrará a luta de Dorothy Stang na Terra do Meio

PDS

Produção vai focalizar a luta da religiosa contra destruição das últimas áreas de floresta do Pará.

Aprovado pelo Núcleo de Produção Digital do Pará, o documentário Notícia da Terra do Meio será produzido em regime de comodato com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O filme roteiriza a história da ocupação da região onde Irmã Dorothy Stang passou a maior parte da sua vida lutando pela construção de um modelo de reforma agrária auto-sustentável. O MinC vai disponibilizar os equipamentos necessários à captação de imagens para a locação que será realizada em Belém e em Anapu.

Ângelo Madson, coordenador do projeto, conheceu a irmã Dorothy um ano antes de ela ser assassinada, quando produzia um artigo para o Instituto Cultural FALA. Ele diz que ficou impressionado com a simpatia e com a determinação na defesa da criação dos PDS na região da Terra do meio. 'Irmã Dorothy foi paciente comigo, abriu um mapa, me mostrou a localização da Terra do Meio, a localização de Anapu e sorrindo me apontou o PDS Esperança. Percebi que, além do projeto, carregava também a Bíblia e um saco de sementes', relembra.

Foi nessa entrevista que Irmã Dorothy contou ao coordenador do projeto como, por quê e por quem foram idealizados os Projetos de Desenvolvimento Sustentável para a região e da luta que desde 1997 vem sendo travada, tendo em vista que os PDS ferem aos interesses de grandes madeireiros da região responsáveis pela devastação da floresta desde a década de 70.

Anapú é a porta de entrada para a Terra do Meio, uma das últimas áreas> de floresta amazônica relativamente intacta no Pará, estendendo-se por cerca de oito milhões de hectares entre os rios Xingu e Tapajós, no Pará. 'Infelizmente, pela segunda vez que vi irmã Dorothy foi na missa de corpo presente aqui em Belém no mesmo local da entrevista, diz Ângelo. Trata-se de uma produção independente coordenada por Ângelo Madson e por Marly Helena na direção. Luiz Ravagnani (Produção) e Renato Chalu (Fotógrafo), com duração prevista para 10 minutos.

'O que nos emociona nesse projeto são possibilidades de não se perder a dimensão da história da presença milenar dos povos nativos, tão diversos em suas etnias e culturas, ou pelos sinais deixados pelas famílias de colonos assentados ainda no regime das sesmarias, enfim, homens e mulheres que fizeram o passado e estão vivas no presente dessa região', diz Ângelo.

MODELO

A Terra do Meio é uma região de admirável beleza paisagística, aliás, ao longo de seus rios ainda muito preservados e ao largo de suas áreas interiores quase intactas com grande potencial turístico por explorar, e até a existência de sítios arqueológicos ainda pouco estudados. Vivem na Terra do Meio em torno de 10.000 pessoas, metade indígena e metade constituída de populações tradicionais e ribeirinhos. Mais de 50% dessas pessoas vivem na área há mais de 20 anos.

Desde 2005 um novo modelo proposto pelos movimentos sociais é aprovado pelo governo. Combina desenvolvimento de atividades produtivas, conciliando o assentamento humano de populações tradicionais ou não, em áreas de interesse ambiental, com a promoção do desenvolvimento sustentável e que vem sendo experimentado em Anapú, é o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), que dentro da Terra do Meio, beneficia 390 famílias de pequenos agricultores e que este ano entram em fase de conclusão. A equipe está em busca de patrocínio para custeios da produção do Documentário, como passagem aérea e alimentação.

Os principais personagens do documentário são o Padre Amaro, um dos coordenadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Pará, uma família de pequenos agricultores beneficiados pelo PDS Esperança e a vida de Irmã Dorothy Stang.

*****

Comitê Dorothy Stang

Criado após a morte da freira, o Comitê Dorothy Stang tem o objetivo dar continuidade as ações da irmã na luta pela Defesa dos Direitos Humanos e de Justiça sócio-ambiental.

Conheça o site do Comitê:
www.comitedorothy.cjb.net.

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela sua disposião em contribuir para o nosso projeto cuja causa se engrandece por gestos como o seu.

Marly Helena, Direção e Roteiro do doc Noticia da Terra do Meio

Anônimo disse...

A propósito também temos um Doc Produzido sobre o Movimento Nacional de Luta Antimanicomial...

Radioteatro disse...

O Lançamento do vídeo será no dia do trabalhador em Belém:

Dia: 01 de maio de 2008
Local: Cine Estação – Maria Silvia Nunes (Estação das Docas)
Hora: às 18 h

EQUIPE

MARLY HELENA COSTA
ANGELO MADSON
LUIS RAVAGNANI
RITA DE CASSIA DE SOUSA VIANNA
WALDER COSTA
IRMÃ MARGARIDA PANTOJA
RENATO CHALU

Radioteatro disse...

LANÇAMENTO DO VÍDEO SERÁ NO DIA DO TRABALHADOR EM BELÉM DO PARÁ

Dia: 01 de maio de 2008
Local: Cine Estação – Maria Silvia Nunes (Estação das Docas)
Hora: às 18 h
EQUIPE

MARLY HELENA COSTA
ANGELO MADSON
LUIS RAVAGNANI
RITA DE CASSIA DE SOUSA VIANNA
WALDER COSTA
IRMÃ MARGARIDA PANTOJA
RENATO CHALU