Diego Casado, anos 1980
"Nada contra Cidade sem Meu carro... sou adepto de bicicletas desde os anos 1980. Duro é assumir uma Cidade sem Manicômios." (Diego Casado)
Na Cidade Sem Meu Carro"Nada contra Cidade sem Meu carro... sou adepto de bicicletas desde os anos 1980. Duro é assumir uma Cidade sem Manicômios." (Diego Casado)
A Prefeitura de Manaus promoverá no próximo sábado (22) a primeira jornada Na Cidade Sem Meu Carro de Manaus. O evento mundial reúne várias cidades na Europa e no Brasil num dia diferente. A proposta de Manaus é fechar a Av. Eduardo Ribeiro, no Centro, no trecho que vai da Rua 24 de maio até a Praça do Congresso, incluindo a Rua 10 de Julho, para o tráfego de veículos, e ocupar o espaço com atividades culturais, educativas e esportivas.
O evento, que ocorre simultaneamente em todas das cidades participantes, inicia às 8h da manhã e vai ate as 16 horas, com muito teatro, dança, música e apresentações de escolas municipais. Além disso, haverá uma praça de alimentação e toda a Rua 10 de Julho estará sendo usada para a práticade esportes. Grupos de ciclistas e de rapel farão apresentações especiais. Haverá passeios guiados por prédios históricos do centro de Manaus, distribuição de mudas, dicas de educação no transito e de educação ambiental.
Desde a última terça feira, a SEMMA – organizadora do evento – vem realizando medições da qualidade do ar na Av. Eduardo Ribeiro, utilizando o equipamento Unigas 3000, cedido pela ULBRA, para atestar a concentração de poluentes atmosféricos decorrentes do trânsito, como traços no ar de gasolina comum, diesel e gás natural.
Segundo o engenheiro ambiental da SEMMA, Alan Ferreira, o Unigas 3000 funciona fazendo leituras e coletando dados de partículas poluentes de cada produto escolhido (gasolina comum, diesel ou gás natural). Num tempode 5 minutos, o equipamento faz a coleta e dá a porcentagem desse material particulado, e após imprime esta porcentagem de 0 a 100%, baseado na OMS009-96. Este aparelho adquire as partículas que estão na atmosfera numprazo de 24 horas, ou seja, é capaz de coletar a poluição que vem se dispersando através do ar de outras partes da cidade.
No evento de sábado serão divulgados os números da medição semanal, comparando com o dia em que não estarão trafegando veículos no local, a fim de comprovar se haverá redução real na concentração de poluentes do ar.
O evento servirá também para chamar a atenção da população sobre meios de mobilidade sustentável na cidade e sobre a contribuição que cada cidadão pode dar para minorar os efeitos do aquecimento global. As pessoas serão convidadas a se movimentarem no centro de Manaus de bicicleta ou a pé, e a levarem mudas de árvores para plantarem em casa. O dia Na Cidade Sem Meu Carro fecha a Semana da Árvore de 2007 e também faz parte das programações da Semana do Trânsito.
A SEMMA vem preparando o evento há dois meses quando enviou o projeto de Manaus para a ONG Rua Viva que coordena o movimento pela mobilidad esustentável no Brasil. O projeto foi enviado à aprovação da Comissão que promove o Mobility Week, na Europa, e uma vez aprovado, Manaus passou a fazer parte deste movimento mundial pela qualidade de vida nas cidades. São parceiros da Prefeitura de Manaus no evento, a CDL-Manaus que movimentou os lojistas para a participação, a ULBRA que emprestou o equipamento que está sendo usado na medição da concentração de gases poluentes no Centro, a Embrapa que fará o cálculo para a carboneutralizacao do evento para o qual é esperado um público aproximado de 10 mil pessoas.
Todas as Secretarias da PMM estão envolvidas na organização, especialmentea SEMMA (coodenadora), SEMCOM, SEMED, SEMSA, Manaustur, IMTRANS, SEMC e SEMESP.
O objetivo da Prefeitura é demonstrar formas de locomoção não poluentes e não impactantes sobre o trânsito, e também medir a adesão da população. Dependendo do sucesso do evento, a Prefeitura pretende, no ano que vem, fechar uma parte maior do centro da cidade para o Dia Na Cidade Sem Meu Carro, a exemplo do que já acontece em outras capitais do país. Por exemplo, a cidade de Porto Alegre fecha quatro de suas principais artérias para o trânsito neste dia, e São Paulo fecha toda a Av. Paulista, a rua mais movimentada do país.
Luciana Valente- SEMMA
2 comentários:
Por indicação da minha filha conhecí o seu Blog. Estou fazendo uma retrospectiva desde o início.
Assuntos variados e interessantes. Merece elogios e incentivo a sua luta pela melhora do atendimento psiquiátrico.
Sempre serei um leitor assíduo
Sr. Geraldo, é uma honra receber um comentário seu. O espaço está à sua disposição, caso queira manifestar uma opinião, um comentário ou qualquer outro tipo de informação. Meu e-mail: rogeliocasado@uol.com.br
Postar um comentário